acessibilidade do site.

 08/07/2025   08:39   

Compartilhe: 

Fórum de Várzea Grande lança ReciclaVG para incentivar reciclagem e práticas sustentáveis

Com o objetivo de engajar servidores em práticas sustentáveis e promover a destinação correta de resíduos, o Fórum da Comarca de Várzea Grande lançou o ReciclaVG, uma competição de reciclagem entre os setores da unidade judicial. A iniciativa, que visa reduzir o impacto ambiental e conscientizar sobre a importância da reciclagem, teve sua abertura realizada na sexta-feira (04 de julho), no plenário do Júri do Fórum.

A competição oficial teve início nesta segunda-feira (07) e se estenderá até 28 de novembro. A divulgação dos resultados e a premiação estão previstas para dezembro. Durante todo o período da competição, livros também podem ser doados e serão destinados à Biblioteca Municipal de Várzea Grande.

A iniciativa é da diretoria do Fórum, realizada com o apoio do Núcleo de Sustentabilidade do TJMT e com a parceria do Programa Verde Novo que, durante o evento de lançamento, distribuiu mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais, para os participantes.

A assessora do Núcleo de Sustentabilidade, Elaine Alonso, conversou com os servidores sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.

O ReciclaVG é baseado no bem-sucedido "ReciclaJud", realizado pelo Departamento dos Juizados Especiais (Daje), vinculado à Corregedoria-Geral da Justiça do Estado, no Complexo dos Juizados Especiais, no Núcleo de Depósito Judicial Eletrônico (NDJE) e nas Turmas Recursais. O principal objetivo é engajar os servidores a darem a destinação correta para materiais que seriam descartados no lixo, contribuindo para a redução da poluição e redução das mudanças climáticas.

De acordo com a agente sustentável da Comarca de Várzea Grande, Jessyka Lindaura Crisóstomo Sodré Farias, no primeiro dia da competição já houve boa participação dos servidores, que levaram até a Central de Reciclagem do fórum, material reciclável, que agora terão destinação correta.

Sustentabilidade

O ReciclaVG não se limita à competição. O projeto é também um meio de divulgar aos servidores a Central de Reciclagem do Fórum e o Ecoponto reestruturado, locais de recebimento de materiais recicláveis em Várzea Grande. Esses locais estão disponíveis para receber qualquer tipo de material reciclável durante todo o ano, mesmo fora do período da competição.

A Central de Reciclagem do Fórum de Várzea Grande é a maior central de reciclagem de todas as comarcas de Mato Grosso. Os materiais coletados serão encaminhados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Mato Grosso Sustentável (Asmats), que é formada por 97 pessoas que vivem exclusivamente da reciclagem. A associação está localizada em Várzea Grande e fará a destinação correta e a reciclagem, evitando que os itens poluam o meio ambiente.

A competição

As unidades judiciais do Fórum de Várzea Grande participarão da competição, divididas por especialidades, uma competindo com a outra. Além do impacto ambiental, a competição busca promover a confraternização entre os servidores, incentivando a integração e o trabalho em equipe dentro das mesmas especializadas e entre elas, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e divertido.

A imagem mostra uma mulher com cabelos na altura dos ombros, crespos e escuros. Ela usa  óculos de grau, veste blazer preto sobre uma blusa de gola alta branca, está em pé e segura um microfone com a mão direita e um caderno com a esquerda“Com o ReciclaVG estamos ajudando o planeta, divulgando a Central de Reciclagem e nosso Ecoponto, que foi reestruturado para que, mesmo quando a competição terminar, as pessoas tenham conhecido nossos espaços e se conscientizado sobre a importância de dar a destinação correta para itens que iam para o lixo e, consequentemente, poluiriam o meio ambiente”, explicou a agente sustentável Jessyka Lindaura.

Coleta por tipo de material

A cada mês, a competição terá um foco específico num tipo de material reciclável. Para julho, a atenção está nas garrafas PETs e plásticos em geral. Em agosto serão as latinhas e alumínios; em setembro, papel, papelão e itens de papelaria; em outubro, tampas e tampinhas de plástico e em novembro aerossóis e frascos de desodorante em geral.

Pontos de entrega

Todas as unidades judiciais com pré-inscrição realizada podem participar. Os servidores podem levar os itens para pesagem na Central de Reciclagem do Fórum de Várzea Grande em qualquer dia da semana, até às 15h. No local, haverá um servidor da diretoria do fórum ou o encarregado da Central de Reciclagem para dar apoio.

Premiação

As unidades vencedoras receberão troféus (ouro, prata e bronze), café da tarde com os vencedores e participarão de cerimônia especial com o plantio simbólico de árvores.

Também estiveram presentes no evento a juíza Viviane Brito Rebello e a gestora administrativa do Núcleo de Sustentabilidade, Jaqueline Schoffen.

Marcia Marafon

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 22/01/2025   10:58

Sustentabilidade: Ecoponto do TJMT dá destinação correta a esponjas de limpeza

 Continuar lendo

 24/01/2025   15:50

Colaboradores do Complexo dos Juizados Especiais fazem treinamento sobre separação de resíduos

 Continuar lendo

 24/01/2025   17:50

Janeiro Branco: Juizado Especial Criminal de Várzea Grande realiza palestras sobre saúde mental

 Continuar lendo