Justiça Sem Fronteiras: público de Santa Clara do Monte Cristo vivencia círculos de paz

“Foi a primeira vez que nós viemos trazer o círculo de paz e estão pedindo bis, tanto da expedição, quanto do círculo de paz. De início, o público seria apenas professores, mas a comunidade está bastante receptiva, então, participaram os servidores da Escola 11 de Agosto, da Escola Ponta do Aterro, alguns servidores da Prefeitura de Vila Bela e pessoas da comunidade”, afirma Roseni Martins, assistente social no Fórum de Vila Bela da Santíssima Trindade e facilitadora de círculo de construção de paz.

Para Maria Sandra, servidora da Escola Municipal Ponta do Aterro, que, juntamente com a Escola Estadual 11 de Agosto, recebe a Expedição Justiça Sem Fronteiras, participar do círculo de paz trouxe reflexões que podem ser levadas para a vida. “Eu achei muito interessante porque coisas que eu nem sabia de mim, eu consegui descobrir ali. Então, foi muito interessante e muito gratificante. Gostei muito!”

Círuclo de Construção de Paz - O Círculo de Construção de Paz é uma ferramenta da Justiça Restaurativa. Consiste na criação de um espaço seguro para reflexão e troca de experiências que, de forma orientada, permite a construção de relacionamentos, a tomada de decisões e resolução de conflitos de forma eficiente. A escolha pela abordagem circular permite que todos os participantes se enxerguem e sejam vistos igualmente, no mesmo nível. O formato reforça a horizontalidade das relações dentro do processo, em que todos importam e são valorizados.
A metodologia aplicada nesses espaços é composta de cinco elementos estruturais que visam assegurar a participação democrática, baseada na horizontalidade das relações e nas capacidades e potencialidades individuais de cada participante.
Justiça Sem Fronteiras – A expedição é um projeto inédito promovido pela Justiça Comunitária, do Poder Judiciário de Mato Grosso, juntamente com dezenas de parceiros, levando serviços nos eixos de Justiça, Cidadania, Saúde e Educação para os distritos de Agrovila Nova Esperança, em Cáceres; Vila Picada, em Porto Esperidião; e Santa Clara do Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, entre os dias 1 a 9 de julho.
A Expedição Justiça Sem Fronteiras se destaca como uma das mais abrangentes ações de inclusão social do Judiciário mato-grossense, reafirmando o papel da Justiça como instrumento de transformação e proximidade com o cidadão.
Celly Silva / Foto: Josi Dias
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Notícias Relacionadas
16/01/2025 09:25
Ações sociais: presidente do TJMT confirma continuidade e fortalecimento da Justiça Comunitária
Continuar lendo
28/01/2025 10:33
Cultura da paz: Comarca de Colíder capacita mais de 20 facilitadores para atuarem nas escolas
Continuar lendo
10/01/2025 14:38
Comarca de Jaciara realiza Círculo de Paz sobre ‘Sororidade’ entre mulheres de diferentes carreiras
Continuar lendo