Pensão por morte obtida para filha traz alívio a mãe que buscou ajuda no Justiça Sem Fronteiras
Viviane Rodrigues de Souza, 46,
cuidadora de idoso, vivia em união estável com Ivair Barbosa de Souza, 52, com
quem teve a filha Maria Júlia, 7 anos. Eles moravam em São José dos Quatro
Marcos (310 km a oeste de Cuiabá) até que, no dia 21 de abril deste ano, o
esposo faleceu por motivos de saúde. Desde então, ao se ver em dificuldades
financeiras e com uma criança para cuidar, Viviane mudou-se com a pequena para
a casa de sua mãe, no assentamento Jatobá, em Cáceres, a cerca de 10
quilômetros da fronteira com a Bolívia.
Na agência do Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) em Cáceres, ela deu entrada no pedido de pensão por morte
para a filha, já que não era legalmente casada com o falecido e haveria mais
dificuldade para obter o benefício. Mas, devido ao grande volume de processos,
que são analisados remotamente pela Superintendência Norte/Centro-Oeste, Viviane
ainda estava aguardando uma resposta, mas a boa notícia chegou no mutirão
levado pela Expedição Justiça Sem Fronteiras, do Poder Judiciário de Mato
Grosso juntamente com parceiros, à Agrovila Nova Esperança, em Cáceres, nesta
quarta-feira (2 de julho).
“Quero agradecer a Deus por ter me
trazido aqui junto com esses funcionários, que foram enviados por Deus para me
ajudar porque já tinha três meses que eu dei entrada e não consegui. Iria
demorar mais uns seis meses pelo que eles me disseram. Eu não queria que meu
esposo tivesse falecido, mas aconteceu. Esse dinheiro vai pra minha filha de 7
anos, vou fazer uma poupança para ela estudar, esse dinheiro vai ser muito
bem-vindo pra minha filha”, comemorou Viviane Rodrigues.
Quem a atendeu foram os servidores do
INSS, Joaride Pedroso de Alvarenga e Thompson Campos, que se deslocaram de
Cuiabá para somar esforços na Expedição Justiça Sem Fronteiras. “A satisfação é
muito grande! É um sentimento de dever cumprido e, muito mais do que isso: é
uma oportunidade que o projeto dá para a Previdência estar mais próxima do
cidadão. Nós passamos por um período de pandemia e hoje temos um fluxo de
automação muito grande, com canais remotos, mas, nada considerado como o olho
no olho, o atendimento humanizado, ouvindo as pessoas. Então, ouvir o segurado,
fazer esse atendimento mais próximo é muito gratificante”, afirma Thompson.
Ele destaca que, por ser tratar de uma
ação itinerante, o fluxo de análise dos processos é diferenciado. Agora, Maria
Júlia receberá a pensão até completar 21 anos de idade. Ainda conforme o
servidor do INSS, ao longo do primeiro dia de atendimento ao público, foi
grande a procura, por parte de aposentados, em busca de resolver a situação de
descontos não autorizados por associações e consignados. Muitos casos foram
encaminhados ao Procon, também presente na expedição.
Encaminhamentos
– Mesmo que a
resposta não seja exatamente aquela que se espera, quem chega ao Justiça Sem
Fronteiras deixa o local da ação bem orientado e com seus direitos
encaminhados. O pequeno produtor rural, Geliberto Porfírio da Silva, 61, já
havia dado entrada no pedido de aposentadoria, na agência do INSS em Cáceres. O
pedido foi negado e ele recorreu. Mas, no mutirão realizado na Agrovila Nova
Esperança, descobriu que haveria outra saída. “Eu vim aqui ver se conseguia
aposentar. Graças a Deus, a gente deu encaminhamento nos papeis para aposentadoria”,
disse.
Geliberto conta que é um dos primeiros
moradores da agrovila, onde chegou há aproximadamente 30 anos, por meio de um
programa de assentamento do Incra. “Sou um dos 10 primeiros moradores que
vieram pra cá. Muitos não aguentaram porque aqui tem muito problema de água,
estamos há 12 quilômetros de um poço manual”, diz. O cacerense afirma que
plantava milho e arroz, até passar a sofrer com a coluna. Agora, cria cerca de
20 cabeças de gado. “O médico diz que eu não posso pegar 20 quilos de peso e
também que tenho problema do coração”, relata.
Vizinho da Escola Estadual 12 de
Outubro, que recebeu os serviços da Expedição Justiça Sem Fronteiras, Geliberto
elogia a iniciativa. “Aqui o atendimento foi muito bom! Em 30 anos que moro
aqui, é a primeira vez que tem isso aqui”, elogia.
Foi o servidor Joaride Alvarenga, do
INSS, quem identificou a possibilidade do idoso conseguir o auxílio por incapacidade temporária, popularmente falando, ser encostado. “Ele
relatou que estava com problema na coluna e não teria condições de trabalhar, então,
eu aproveitei que ele já tinha uma farta documentação aqui e fiz o requerimento
do benefício por auxílio de incapacidade. Mas faltou o atestado médico e eu
orientei que ele buscasse um atestado médico e uma autodeclaração de segurado
especial, junto ao Sindicato Rural para juntar no processo”, explica.
Justiça
Sem Fronteiras - Histórias
como a de Viviane e de Geliberto são apenas algumas que ilustram a riqueza de humanidade
que há nos atendimentos de todos os parceiros da Expedição Justiça Sem
Fronteiras, que atuam em áreas como Justiça, Cidadania, Saúde e Educação, com
serviços voltados a toda a família, especialmente aquelas que vivem na região fronteiriça
de Mato Grosso. Para conferir os resultados, acompanhe a expedição, que até o
dia 9 de julho percorrerá ainda os distritos de Vila Picada, em Porto
Esperidião; e Santa Clara do Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade.
Confira as instituições e os serviços
oferecidos durante a Expedição:
Eixo Justiça
A Justiça Estadual oferece atendimento
com juiz, incluindo audiências e homologação de acordos, além de orientações
jurídicas. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc)
atua na mediação de conflitos familiares, como divórcio, pensão alimentícia,
guarda e visitas. A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) presta
orientações sobre adoção e entrega voluntária legal. O projeto Pai Presente
realiza coletas de DNA para reconhecimento voluntário de paternidade. Já o
Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) conduz círculos de construção de
paz para resolução de conflitos. O Programa Verde Novo promove ações de
educação ambiental e doação de mudas. A Justiça Federal presta atendimento
jurídico em ações de sua competência. A Defensoria Pública da União atende
demandas como previdência, Bolsa Família e regularização migratória, incluindo
populações indígenas. A Defensoria Pública Estadual emite declarações de
hipossuficiência, presta orientações jurídicas e expede ofícios. O Ministério
Público Estadual também integra esse eixo.
Eixo Cidadania
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato
Grosso (TRE-MT) oferece serviços como alistamento eleitoral, transferência e
revisão de título, emissão de segunda via e regularização de multas. A Polícia
Judiciária Civil (PJC) confecciona boletins de ocorrência e fornece
orientações. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) presta
esclarecimentos à população. A Caixa Econômica Federal realiza desbloqueio de
cartões, consultas ao FGTS, atualizações cadastrais e atendimentos pelo
aplicativo Caixa Tem. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece
diversos serviços, como informações e solicitações de benefícios, agendamento
de perícia médica, inscrição e atualização cadastral, emissão de guias e simulações
de tempo de contribuição. A Politec confecciona a nova carteira de identidade
nacional. A Polícia Federal orienta e apoia a regularização migratória, com
auxílio no acesso ao site oficial e agendamento de serviços. A Receita Federal
oferece serviços relacionados ao CPF, certidões e situação fiscal. O Instituto
Galvan participa com serviços de corte de cabelo e design de sobrancelhas.
Eixo Educação
A Secretaria de Estado de Cultura,
Esporte e Lazer (Secel) promove oficinas de pintura e leitura, doações de
livros e materiais esportivos, além de atividades como xadrez e tênis em
cadeira de rodas. O Detran realiza ações de educação para o trânsito. A
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) oferece
oficinas voltadas à ciência e inovação. O Grupo Especial de Fronteira (Gefron)
realiza exposições de equipamentos e apresentações com cães do canil. O Corpo
de Bombeiros Militar desenvolve atividades esportivas e lúdicas para o público.
Eixo Saúde
O Exército e a Marinha do Brasil realizam
atendimentos médicos e odontológicos. As Secretarias de Estado e Municipal de
Saúde promovem campanhas de vacinação.
Demais Serviços
Também participam o Conselho Tutelar, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Marinha do Brasil com serviços de renovação de carteira de inscrição e registro, transferência de propriedade de embarcação e habilitação de amador. Além disso, atuam a Procuradoria-Geral Federal e o Procon, com atendimento aos cidadãos em suas respectivas áreas.
Celly Silva / Foto: Josi Dias
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
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