Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 01/09/2025   08:41   

Compartilhe: 

Fórum de Comodoro comemora 27 anos com ações de modernização e cidadania

Comodoro celebra 27 anos de prestação jurisdicional nesta segunda-feira, data que marca a instalação da Comarca em 1º de setembro de 1998 e consolida o fórum como referência de acesso à Justiça no extremo Oeste de Mato Grosso. A unidade conta com duas varas, Juizado Especial Cível e Criminal e Cejusc, estrutura destacada desde os primeiros anos de funcionamento.

À frente dos trabalhos está o juiz Ricardo Garcia Maziero, que também atua como juiz eleitoral titular da 61ª Zona Eleitoral.

Nos últimos meses, a Comarca intensificou ações voltadas à eficiência e ao uso responsável de recursos públicos. Dentre elas, a abertura de edital para doar materiais remanescentes da reforma do prédio do fórum, iniciativa que evita desperdício e dá destinação social a itens de construção civil.

A proximidade com a comunidade é outra marca. Em junho de 2024, foi inaugurado um Ponto de Inclusão Digital (PID) em Campos de Júlio, município atendido pela Comarca de Comodoro, permitindo que moradores acessem serviços da Justiça sem precisar se deslocar até a sede. A medida amplia a cidadania digital e facilita atos processuais por videoconferência.

Na agenda de cultura de paz, o juízo local implementou e levou ao Conselho Nacional de Justiça o projeto “Círculos de Construção de Paz”, focado em prevenir conflitos e fortalecer o ambiente escolar. A Comarca também já promoveu formação básica em Justiça Restaurativa, envolvendo servidores e parceiros da rede.

Ao longo dos anos, a unidade ainda realizou mutirões e parcerias para dar vazão a demandas de interesse coletivo. Exemplo disso foi o esforço para negociação de débitos fiscais municipais, reduzindo litigiosidade, recuperando receitas públicas e permitindo regularização de contribuintes.

Neste aniversário de 27 anos, a Comarca de Comodoro reforça o compromisso com um Judiciário presente e acessível, desde doações responsáveis à interiorização do atendimento via PID e projetos de Justiça Restaurativa.

Flávia Borges

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 04/02/2025   15:17

Comarca de Comodoro vai doar materiais que sobraram da reforma do prédio do Fórum

 Continuar lendo

 16/04/2025   16:10

Juiz de Comodoro apresenta ao CNJ projeto do TJMT que promove cultura de paz nas escolas

 Continuar lendo