Programa Explicando Direito debate os desafios da vida após o acolhimento institucional
Nesta sexta-feira (6 de novembro), vai ao ar mais uma edição do programa Explicando Direito. Desta vez, o juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, coordenador pedagógico da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), entrevista Antônio José Santos dos Anjos sobre o tema “Onde se Escondeu o Afeto? A Vida Depois da Casa de Acolhimento”. O programa traz uma reflexão sobre os desafios enfrentados por jovens que precisam construir sua autonomia após deixarem instituições de acolhimento ao atingirem a maioridade.
Presidente do Movimento Nacional Além do Acolhimento, presidente do Conselho de Participação Infantojuvenil, integrante do Grupo Gestor do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária e membro do Conselho de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Bahia, Antônio compartilha sua própria trajetória de vida e atuação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Durante a entrevista, ele relata sua experiência no sistema de acolhimento institucional. Afastado da convivência familiar ainda na infância, viveu em instituições de acolhimento em Salvador desde os nove anos de idade. Aos 17 anos, foi incluído no cadastro de adoção e, embora a adoção não tenha sido concretizada, teve a oportunidade de vivenciar uma experiência de convivência familiar por meio de iniciativas apoiadas pelo Poder Judiciário.
Um dos pontos centrais da conversa é a realidade enfrentada por muitos jovens ao deixarem o acolhimento institucional. Segundo Antônio, a falta de políticas públicas voltadas para o período pós-acolhimento foi o que motivou sua atuação e a criação do movimento que hoje representa jovens egressos de serviços de acolhimento em todo o país.
“Saí do acolhimento com 18 anos e não existia nenhuma política pública por trás dessa saída. O movimento surge justamente a partir dessa falta de política pública quando o jovem completa 18 anos. Está todo mundo preocupado quando o jovem é criança ou adolescente, mas muitas vezes acaba esquecendo do pós-acolhimento. E o pós-acolhimento é tão importante quanto a adolescência ou a infância no serviço de acolhimento”, afirma.
Autor do livro Onde Se Escondeu o Afeto, Antônio também fala sobre sua trajetória acadêmica e profissional. Atualmente cursa Serviço Social e recentemente conquistou uma bolsa de estudos para aprender inglês e francês no Canadá, em 2027.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação da Esmagis - MT
imprensa@tjmt.jus.br
Notícias Relacionadas
09/01/2025 18:35
Escola da Magistratura: Márcio Vidal e Anglizey Solivan farão gestão compartilhada com magistrados
23/01/2025 10:11
Juíza Alethea Assunção Santos é a nova coordenadora do Grupo de Estudos da Magistratura
23/01/2025 12:55
Posse da nova diretoria da Escola Superior da Magistratura será nesta sexta-feira











