Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 05/11/2026   18:05   

Compartilhe: 

Projetos que modernizam serviços levam TJMT à final de prêmio nacional

Logotipo com fundo escuro exibindo o texto em tons dourados: "7ª EDIÇÃO", seguido por "Prêmio de Inovação", e um símbolo geométrico triangular à esquerda.O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está entre os finalistas da 7ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex, que reconhece iniciativas capazes de transformar e melhorar os serviços prestados pelo sistema de Justiça. O TJMT concorre em três categorias com projetos institucionais e também tem um representante indicado na categoria Liderança Exponencial.

Na categoria Laboratórios de Inovação, a finalista é a iniciativa “Assistente de Comunicação de Atos Judiciais por WhatsApp”. A ferramenta utiliza o aplicativo de mensagens e a assistente de inteligência artificial Juci para tornar as intimações judiciais mais rápidas e acessíveis. O sistema também permite validar a identidade de quem recebe a comunicação e verificar a autenticidade do ato judicial.

Já na categoria Inovação Social, o destaque é o projeto “Cidadania Digital Integrada”, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do TJMT (InovaJusMT), em parceria com o Laboratório Central de Inovação do Governo de Mato Grosso. A proposta reúne, em um único ambiente, os principais pontos de acesso aos serviços do Judiciário e do Governo do Estado, conectando portais institucionais, o aplicativo MT Cidadão e o Portal do TJMT.

O terceiro projeto finalista é o “SARC – Sistema de Análise e Avaliação de Riscos e de Controles”, que concorre na categoria Inovação na Gestão. Liderada pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do TJMT, a ferramenta padroniza a análise de riscos no Judiciário. O sistema permite que servidores avaliem diferentes critérios antes de definir o nível de risco.

Além dos projetos, o desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, presidente do Comitê de Gestão Estratégica de Inteligência Artificial do TJMT, é finalista na categoria Liderança Exponencial. A modalidade reconhece pessoas que idealizam, incentivam e apoiam projetos inovadores, contribuindo para o desenvolvimento e a transformação das instituições e do ecossistema de Justiça.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 16 de novembro, em São Paulo.

A premiação

A 7ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex recebeu 665 inscrições, distribuídas em oito categorias. Os vencedores serão definidos por um comitê julgador formado por especialistas indicados por instituições como a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

A premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores nos setores tecnológicos, de gestão e de novas metodologias no âmbito do Ecossistema de Justiça, assim como as soluções criadas com impacto social.

Também busca promover e reconhecer os líderes que se destacam pelo perfil empreendedor em suas instituições, assim como os executivos de TI e de inovação, a fim de enfatizar e repercutir as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade.

Bruno Vicente

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 01/10/2026   16:25

TJMT é finalista em quatro categorias da 7ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex

 Continuar lendo

 08/10/2026   07:53

Projeto “Nosso Judiciário” leva estudantes de Direito da Unemat para dentro da rotina do TJMT

 Continuar lendo

 28/10/2026   11:44

Compra de carrinho infantil termina em fraude e indenização de R$ 5 mil

 Continuar lendo