Cerimônia homenageia história e legado da desembargadora Maria Erotides Kneip no sistema de justiça
Na
manhã de segunda-feira (1º), o auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
(TJMT) ficou repleto de autoridades do sistema de justiça e da política
mato-grossense, magistrados, servidores, familiares e amigos da desembargadora
Maria Erotides Kneip. Todas elas, pessoas gratas pelos seus 41 anos de
dedicação à magistratura. Na próxima quinta-feira (4), a magistrada completará
75 anos de idade e se aposentará nesta terça-feira (2).
Abrindo
as homenagens, o padre Divair Bento Vieira, da Paróquia Santa Edwiges, de
Várzea Grande, declarou a bênção sobre todos os que permanecem no Judiciário e
ressaltou a fé de Maria Erotides. “Ela sempre se pautou nos ensinamentos de
Jesus, que sempre lutou pelo direito e pela justiça”, disse o religioso, que,
em tom descontraído, afirmou que os padres de Várzea Grande e Cuiabá estão
imensamente alegres “porque ela vai ter mais tempo agora para a igreja e, com
certeza vai contribuir muito ainda”.
Representando
a família de Maria Erotides, o filho Lucilo de Freitas Macedo Filho testemunhou
que os 41 anos de magistratura da mãe foram marcados pela sabedoria, coragem e
compromisso inabalável com a Justiça. “Mãe, a cada sentença, a cada decisão,
você não julgou apenas processos, você transformou vidas com serenidade em dias
difíceis e firmeza nos momentos decisivos. Você honrou a sua toga e inspirou
gerações”, disse.
O
presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, que também tem 41 anos
de magistratura, manifestou o
orgulho que sente em compartilhar a jornada ao
lado de Maria Erotides. “Você está levando uma toga limpa e pura, dada à sua
dedicação à magistratura, dado ao seu compromisso com a sociedade. Exercer
poder não é decidir processo. Exercer poder é usar da função jurisdicional para
a melhoria da qualidade de vida do cidadão, fazendo garantir os seus direitos,
protegendo-o no que se faz necessário. Você fez isso com maestria. Você
representa um ícone no sistema judicial mato-grossense, quiçá brasileiro. Só me
cabe dizer de bom tom e claramente: todos os integrantes do Poder Judiciário de
Mato Grosso rendem homenagem neste momento e reconhecem você como um ícone, e
também dizer que você vai nos fazer falta”.
A
vice-presidente do TJMT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho,
organizadora da cerimônia de homenagem, destacou o pioneirismo da amiga.
“Relembrar sua trajetória profissional é rememorar uma história de profundo
comprometimento, devoção ao trabalho, pioneirismo daquela que foi a terceira
mulher empossada como magistrada no Poder Judiciário mato-grossense. A
combinação de sua firmeza e sensibilidade é referência a todos os magistrados,
principalmente às juízas de Mato Grosso. Eu sempre me espelhei na pessoa dela”,
revelou.
O
prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini destacou que a atuação da desembargadora
Maria Erotides Kneip sempre foi acima da média, saindo dos gabinetes e
participando ativamente, de todas as formas possíveis, para promover políticas
públicas em defesa das mulheres. “A senhora, desde o primeiro dia que
conversamos, desde antes de eu ser prefeito, eu tenho observado e acompanhado
seu trabalho e visto os resultados que a senhora faz”, disse.
A
defensora pública-geral do Estado, Luziane Castro afirmou que, assim como Maria
Erotides, o mês de junho já começa de forma especial, ao enaltecer sua
trajetória e seu legado. “Falar da senhora não é falar apenas de uma pessoa que
ocupou cargos relevantes no Judiciário, é falar de alguém que imprimiu
presença, inteligência, coragem e, principalmente, humanidade em cada espaço
por onde passou”, enfatizou. Luziane Castro pontuou ainda que a magistrada
abriu caminhos e ajudou a fazer do Judiciário um lugar mais atento à vida real,
transformando a vida das pessoas. “Não era só a busca do Direito, era a busca
da Justiça. E nessa Justiça, você transformava a vida das pessoas”, asseverou.
A
presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT),
Gisela Alves Cardoso disse ser gratificante poder participar da homenagem ao
histórico de Maria Erotides na magistratura. “Vossa excelência deixa o seu nome
escrito no livro do sistema de justiça mato-grossense com letras de ouro! Vossa
excelência encerra um capítulo hoje deixando uma trajetória marcada por
competência técnica, por honestidade, por ética, enquanto magistrada. Mas vai
além disso, a senhora levará sempre a marca de alguém que tem uma pauta a
defender: a defesa dos direitos das mulheres”, ressaltou.
Em seu
discurso, o procurador de Justiça Paulo Prado fez uma reflexão sobre o tempo e
como a idade não representa limites às grandes responsabilidades e experiências
da vida. “A senhora traz o acúmulo da
juventude, da experiência, dos anos em julgamentos para continuar caminhando.
Já pensou chegar num momento como este com saúde, com o seu melhor momento
intelectual, com toda a sua energia, com toda a sua bagagem para olhar o
próximo e continuar defendendo as crianças, continuar defendendo as mulheres,
estar presente na sua igreja, estar presente com sua família, com seus netos,
com essas pessoas que estão aqui e que não vieram por causa da autoridade,
vieram por causa da mulher, da mãe, da pessoa e ser humano que a senhora é?”,
enalteceu.
Durante
a manhã de celebração de sua vida, carreira e legado, a desembargadora Maria
Erotides Kneip também foi presenteada com uma placa, entregue pelo presidente e
pela vice-presidente do TJMT. A emoção ficou mais forte com um poema que faz
uma ode à força da natureza do Pantanal mato-grossense, escrito e declamado
pela secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do
Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Cassyra Vuolo, ex-aluna de Direito de
Maria Erotides.
A
música também permeou a manhã solene, com a apresentação da Companhia Sinfônica
e do Coral do TJMT, que, sob a regência do maestro Carlos Taubaté, interpretou
as canções “Caçador de mim”, de Milton Nascimento, e “Paisagem da janela”, de
Lô Borges e Milton Nascimento, artistas mineiros, assim como a homenageada.
Palavras
da homenageada
Após
ouvir e receber, emocionada, cada depoimento de afeto, gratidão e deferência, a
desembargadora Maria Erotides Kneip discursou por cerca de 30 minutos,
retribuindo e distribuindo a cada pessoa que a homenageou e demais presentes
palavras de memórias, elogios e estimas, com seu jeito doce e próximo de lidar,
dando especial atenção àqueles que deram suporte ao seu trabalho. “Queridos
servidores, servidoras, eu vos abraço na pessoa da Neuzinha, que caminhou
comigo por 34 anos. O que seria de nós sem vocês! Obrigada por cada debate, por
me ajudarem a ser melhor e por não permitirem que eu me acomodasse nunca na
magistratura”.
A
magistrada também aproveitou o momento para prestar contas de sua atuação na
presidência da Primeira Câmara de Direito Público, informando que, no dia 31 de
maio, seu gabinete chegou a 2.016 decisões publicadas no ano de 2026, sendo 504
no mês de maio.
“Eu
aposento da magistratura formal, mas os meus propósitos, os meus ideais de
justiça, esses vão ficar. E eu espero mesmo que esses propósitos sejam levados,
como nós fizemos na Corregedoria, na Vice-Presidência, na Coordenadoria da
Mulher, que esse seja o nosso direcionamento, na certeza de que é possível
construir um mundo muito mais justo, muito melhor”, declarou.
Maria
Erotides Kneip reforçou ainda que seguirá defendendo os direitos da mulher.
“Nesses 41 anos, foram poucos os dias que eu não ouvi a dor de uma mulher. Não
é possível que isso se aposente. Meu compromisso é eterno de que nós
continuaremos no enfrentamento à violência contra a mulher”, asseverou.
Também
estiveram presentes na cerimônia de homenagem as desembargadoras Clarice
Claudino da Silva e Helena Maria Bezerra Ramos; os desembargadores Mário
Roberto Kono de Oliveira e Lídio Modesto da Silva Filho; o juiz auxiliar da
Presidência do TJMT, Túlio Duailibi Alves de Souza; os juízes auxiliares da Vice-Presidência, Gerardo Humberto Alves Silva
Júnior e Antonio Veloso Peleja Junior; o juiz auxiliar da
Corregedoria-Geral da Justiça, Jorge Alexandre Martins Ferreira; a presidente
da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), Jaqueline Cherulli; as
juízas e o juiz atuantes nas redes de enfrentamento à violência contra a
mulher, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, Tatyana Lopes de Araújo Borges
e Marcos Terêncio Agostinho Pires; a vereadora e primeira-dama de Cuiabá,
Samantha Íris; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel, o
procurador de Justiça Mauro Curvo; o procurador-geral da OAB-MT, Helmut Flávio
Preza Daltro; membros da rede de enfrentamento à violência contra a mulher,
servidores, estagiários, familiares e amigos da desembargadora Maria Erotides.
Celly Silva / Foto: Josi Dias
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Galeria de imagens












Notícias Relacionadas
01/06/2026 14:48
Homenagem relembra trajetória humana e legado da desembargadora Maria Erotides em Várzea Grande











