Judiciário estadual e Defensoria celebram parceria em evento sobre métodos de solução de conflitos

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT) promovem, no dia 3 de setembro, o evento comemorativo “Conexões que Transformam: 10 Anos de Cooperação entre o NUPEMEC-TJMT e a DPE-MT”. O evento será realizado presencialmente, com oferta de 150 vagas, clique neste link para se inscrever.
Realizado presencialmente no Auditório do Complexo dos Juizados Especiais, em Cuiabá, e com apoio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), o encontro reunirá magistrados(as), defensores(as) públicos(as), membros do Ministério Público, servidores(as), advogados(as), mediadores(as), conciliadores(as) e estudantes para marcar uma década de atuação conjunta em favor da solução consensual de conflitos e da ampliação do acesso à Justiça em Mato Grosso.
A programação, com atividades das 8h30 às 17h30 (com credenciamento a partir das 8h), integra as ações de fortalecimento da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos e tem como objetivo reconhecer os resultados alcançados ao longo dos últimos dez anos de cooperação institucional entre o Judiciário mato-grossense e a Defensoria Pública.
Ao longo desse período, a parceria contribuiu para a ampliação dos mecanismos consensuais de resolução de disputas, promovendo soluções mais céleres, eficazes e humanizadas para os cidadãos.
Consensualidade no Sistema de Justiça
Além da celebração do marco histórico, o evento será um espaço de reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas da consensualidade no Sistema de Justiça.

De acordo com o presidente do Nupemec, desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, a iniciativa busca reforçar o compromisso das instituições com a cultura da pacificação social, promover a atualização dos profissionais que atuam na área e estimular o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os diversos atores envolvidos na construção de uma justiça mais acessível e eficiente.
A proposta também visa fortalecer a rede de apoio à autocomposição no Estado, reunindo profissionais e estudantes interessados na temática para discutir estratégias de aprimoramento técnico dos métodos consensuais e de integração entre as instituições do sistema de justiça.
Também é responsável pelo evento a juíza de direito Cristiane Padim da Silva, coordenadora do Nupemec; e a defensora pública Elianeth Glaucia de Oliveira Nazário, representando a Defensoria.
Inscrições
O evento será realizado presencialmente, com oferta de 150 vagas
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação da Esmagis - MT
imprensa@tjmt.jus.br











