Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 15/09/2026   18:05   

Compartilhe: 

Aprendizado e troca de experiências marcam “TJMT Inclusivo” em Lucas do Rio Verde

O projeto “TJMT Inclusivo: Capacitação e Conscientização em Autismo” levou a Lucas do Rio Verde (331km de Cuiabá) uma programação voltada ao diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os direitos da pessoa com deficiência. O evento, realizado nesta terça-feira (15) no auditório da Unilasalle, reuniu 280 participantes, entre magistrados, servidores e profissionais de diferentes áreas.

Para a advogada, autista e mãe atípica Luciana de Jesus Ribeiro Pinho, o contato com diferentes experiências é uma forma de ampliar a compreensão sobre o tema. Segundo ela, embora exista muita informação disponível, ouvir quem vive o autismo no cotidiano pode despertar um olhar diferente. 

“Informação tem muita hoje, na internet. Se você quiser pesquisar sobre autismo, você vai ficar sabendo tudo. Mas essas experiências (relatadas no encontro), além do conhecimento técnico, também são trazidas. Isso, de alguma forma, toca o coração das pessoas e deixa a pessoa mais propícia a de fato entender toda essa situação e poder de fato acolher”, explicou.

Professor e autista, Vagner Braz também participou da programação. Para ele, o acolhimento precisa ir além do acesso à escola e fazer parte da convivência em comunidade. “Não adianta só colocar o aluno dentro da escola, por exemplo, ou ter acesso aos estudos. Tem que ter todo um acolhimento, uma certa responsabilidade. E o que eu vejo não é só que o sistema está preparado, é a sociedade em si”, pontuou.

A realidade vivida pelas famílias

A programação também abriu espaço para os desafios enfrentados pelas famílias e a necessidade de uma rede de apoio. Pais atípicos de Larissa, autista não verbal, o casal Andreia Sant’ana de Castro Vasconcelos, fonoaudióloga, e o servidor do TJMT Washington Hedder de Vasconcelos participaram como palestrantes.

Andreia falou sobre o tema “O Direito à voz do Autista e a CAA - Comunicação Aumentativa Alternativa como Ferramenta de Cidadania”. A palestra abordou situações vivenciadas pelas famílias, como crises, dificuldades de comunicação e os desafios relacionados às terapias.

“Infelizmente muitas pessoas não conhecem a realidade de fato, como acontece dentro da casa, como acontece diante dos obstáculos do dia a dia, questões mesmo dos autistas, de crises, questões de terapia, dificuldade de comunicação”, afirmou.

Washington abordou o tema “Os Pais que ficam: Mais Acolhimento e Menos Julgamento” e chamou a atenção para uma dificuldade enfrentada por muitas famílias: a falta de rede de apoio.

“Além do autismo, o que as famílias enfrentam hoje é a falta de rede de apoio. E quando eu falo rede de apoio, eu falo de acolhimento, de inclusão. Então, é importante alertar para isso, porque, de repente, um simples acolhimento já faz diferença para aquela família que está à beira do abismo”, afirmou.

Do aprendizado à prática

A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, que preside a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJMT, destacou que a capacitação também busca preparar profissionais para lidar com situações que podem surgir no atendimento às pessoas neurodivergentes.

“É muito importante para conscientizar a sociedade de modo geral, do tratamento que existe, das terapias para os neurodivergentes. É importante também para a gente capacitar os professores, aqueles cuidadores, para saber como lidar com um aluno na sala de aula”, ressaltou.

Para o juiz-diretor do Foro da Comarca de Lucas do Rio Verde, Evandro Juarez Rodrigues, compreender melhor o autismo também contribui para a atuação do Poder Judiciário. “Só o entendimento e a compreensão de um tema podem ajudar a decidir melhor e colaborar com as causas que envolvem o autismo. Ainda é uma causa nova, as pessoas ainda estão tentando entender, e trazer essa capacitação só amplia nosso conhecimento e nos permite julgar melhor”, declarou.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro também falou sobre a importância de levar a capacitação aos profissionais que convivem diariamente com crianças e adolescentes.  “Essa iniciativa de capacitação é muito importante porque os profissionais estão aqui. Quem está todos os dias trabalhando com essas crianças, com os nossos alunos, são os monitores, os professores, as pessoas envolvidas na educação e as famílias dessas crianças”, disse.

TJMT Inclusivo

O projeto “TJMT Inclusivo: Capacitação e Conscientização em Autismo” é organizado pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e a Escola dos Servidores. A programação segue no dia 21 de setembro, em Tangará da Serra, no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho.

Reportagem TV.JUS


Emily Magalhães / Foto: Rodrigo Moura

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 05/10/2026   15:01

TJMT promove evento gratuito sobre autismo e direitos da pessoa com deficiência; inscreva-se

 Continuar lendo

 10/10/2026   08:03

TJMT Inclusivo reúne debates sobre direitos e desafios da inclusão

 Continuar lendo

 30/09/2026   17:09

Judiciário promove encontro gratuito sobre autismo, saúde mental e direitos em Cuiabá

 Continuar lendo