Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.10.2011 16:55

Justiça capacita servidores para atender Meta 5
Compartilhe
Tamanho do texto:
Magistrados e servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso participaram nesta quarta-feira (26 de outubro) de atividade de capacitação e ampliação de conhecimentos para garantir a melhoria do fluxo de trabalho nos Fóruns do Estado, criando mecanismos para dinamizar os serviços prestados. A atividade foi realizada na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, em Cuiabá.
 
A medida do Tribunal de Justiça de Mato Grosso atende determinação contida na Meta 5 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a redefinição das rotinas de trabalho em todas as unidades judiciais do país até dezembro de 2014. O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Lídio Modesto explica que esta etapa contempla funcionários e magistrados da Capital e interior do Estado, que atuam em questões administrativas. O encontro encerra a fase de capacitação, que já foi realizada para servidores das áreas Civil, Criminal e de Distribuição.
 
Conforme o magistrado, os participantes da qualificação terão a missão de repassar os conhecimentos para os outros funcionários, para que juntos criem mecanismos para dinamizar o trabalho prestado pelos fóruns. O juiz auxiliar lembra que toda qualificação técnica reflete na melhoria da qualidade dos serviços realizados, tanto para servidores, quanto para a sociedade.
 
Responsável pela primeira etapa da palestra, Afonso Vitorino Maciel, apoio técnico da Relatoria Especial da Organização das Nações Unidas (ONU), explica que a atividade servirá para iniciar a criação de um manual de procedimentos que será adotado pelos servidores. O material terá como foco a padronização e orientação acerca das condutas do Poder Judiciário do Estado. Para Vitorino, a capacitação é fundamental para garantir as melhorias almejadas pelo CNJ.
 
Segundo o juiz titular da Segunda Vara Cível da Comarca de Barra do Garças (500km a sudeste de Cuiabá), José Antonio Bezerra Filho, o curso vem para mostrar a nova visão de planejamento do TJMT, além de ser importante ferramenta de repasse de informação para os servidores das comarcas do interior.
 
“Hoje não temos mais espaço para os trâmites do passado. O que estamos vendo aqui é fundamental para esta etapa de modernização em que a Justiça se encontra”. O magistrado destaca ainda que os ganhos com a medida contemplam todos os envolvidos e dependentes do Poder Judiciário. “Ganha o advogado, a sociedade e a própria Justiça, que resgata a credibilidade perante o cidadão em relação à celeridade dos andamentos”.
 
 
 
Fotos: André Romeu/Agência Phocus
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394