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Poder Judiciário de Mato Grosso

 
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10.05.2012 17:33

Satisfação marca atendimento de novas vans do SAI
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Ao ser acionado pela empresária Benaia Andréia Michelloti, na tarde desta quarta-feira (9 de maio), uma das vans do Serviço de Atendimento Imediato (SAI) do Poder Judiciário de Mato Grosso se deslocou até as proximidades de um colégio particular localizado na Rua Estevão de Mendonça, em Cuiabá, para resolver o conflito gerado pelo acidente de trânsito e promover acordo entre as partes envolvidas.
 
Ao chegar ao endereço, a conciliadora Fernanda Rondon constatou que uma das partes já havia deixado o local da ocorrência. A empresária Benaia Michelotti conta que foi vítima de um motorista que não teve paciência de esperar na fila de um engarrafamento e tentou cortar o trânsito passando por um espaço mínimo entre o carro dela e outro veículo estacionado no acostamento. O resultado foi que o infrator arrancou tinta e amassou os dois veículos.
 
Ela conta ainda que o infrator não quis aguardar a chegada do SAI, mas deixou o contato e garantiu que vai arcar com os prejuízos causados. Diante da situação, foi lavrado um Termo de Ocorrência e a conciliadora passou orientações a Benaia. “Agora você vai procurar a outra parte e caso ela não cumpra o acordo verbal que fez com você, o próximo passo será entrar com uma ação de reparação de danos em um juizado”, explicou Fernanda Rondon. A conciliadora assinala que tendo esse documento do Poder Judiciário em mãos, Benaia não precisa nem do Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado pela Polícia Civil.
 
A usuária do serviço ofertado pelo SAI aprovou a iniciativa. “Maravilhoso! Fui muito bem atendida, o pessoal é muito prestativo, sem contar que o veículo dá todo o conforto. No meu caso, como o outro envolvido não parou, eu não tinha a segurança de que seria ressarcida pelo dano, mas com esse documento do SAI fico mais segura”, pontuou.
 
Outros beneficiados pelo SAI foram o aposentado Hernandes Faria Leite. 65, e o empresário José Soares Pereira Filho, 52. Hernandes seguia pela avenida Fernando Corrêa da Costa quando freou e terminou atingido pelo carro de José. Os dois envolvidos também ficaram satisfeitos com o acordo firmado perante o SAI.
 
O empresário comenta que acionou o serviço por já ter feito uso e saber que funciona. “É melhor chamar alguém para intermediar para evitar problemas. Muitas vezes as partes estão nervosas e não chegam a um entendimento. Assim, evitamos confusão”. Já Hernandes afirma que eles foram muito bem atendidos e o problema foi resolvido. “A conciliação foi feita na hora e todo mundo concordou com o acordo. O carro está na oficina e devo buscar hoje ou amanhã”.
 
Serviço - Na última quinta-feira (3 de maio) o SAI ganhou reforço com a entrega de três novas vans destinadas aos atendimentos realizados em Cuiabá e outras duas para o interior do Estado. O serviço é prestado por uma equipe do Poder Judiciário Estadual, formada por um motorista, um conciliador e um oficial escrevente, que se desloca para o local do acidente em vans equipadas com uma mini sala de audiência e com acessibilidade para cadeirantes.
 
Com a mediação do conciliador, as partes podem entrar em acordo, que é encaminhado virtualmente para um juiz do Juizado Especial Cível, para homologação. Se não houver acordo, a parte que acessou o serviço passa a ser a reclamante e a outra a reclamada, e ambas saem dali com data de audiência marcada em um dos Juizados Especiais Cíveis.
           
O SAI atende quase todos os acidentes de trânsito, exceto os que têm vítima ou os que envolvem carro oficial. No primeiro caso, o SAI não presta atendimento porque ao assinar o acordo as partes abrem mão de qualquer processo posterior e isso não é recomendável para a pessoa que se machucar. Já no caso de veículos oficiais é necessária a realização de perícia técnica da Polícia Civil, pois sem o laudo o carro não poderá ser consertado.
 
Para utilizar o serviço do SAI em Cuiabá, qualquer cidadão pode ligar para o telefone (65) 9982-8282 ou 9982-8383, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.
 
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Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
 
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