Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.04.2013 15:29

Mutirão da TAM analisa 190 processos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Cento e noventa processos movidos contra a empresa de transporte aéreo TAM fazem parte do mutirão realizado hoje e amanhã (17 e 18 de abril) pela Central de Conciliação e Mediação de 1º Grau, no Fórum da Capital. A demanda tramita nos Juizados Especiais de Cuiabá por motivos como atraso e cancelamento de voos, bagagem extraviada, assistência inadequada diante de imprevistos, entre outros transtornos vivenciados por clientes.
 
Para atender advogados e partes, a Central disponibilizou seis bancas com conciliadores e advogados da TAM, no período das 8h às 12h. A juíza Adair Julieta da Silva, coordenadora da Central de Conciliação, relata que a maioria dos processos refere-se à ação movida por dano moral e alguns por danos materiais. “As pessoas que foram intimadas compareceram neste primeiro dia e os acordos estão ocorrendo”.
 
 
Desde 2012 a advogada Fernanda Teodoro tem uma ação contra a TAM, que atrasou um voo por 13 horas e ocasionou vários transtornos para a cliente. Ela relata que estudava em Belo Horizonte e vinha até Cuiabá para participar do aniversário do pai, durante um fim de semana. Com o atraso da companhia, Fernanda perdeu a comemoração e permaneceu na casa da família por menos tempo que o planejado.
 
Também por atraso em um voo, o advogado Gilberto Gomes Júnior acionou a empresa judicialmente. Lembra que fazia parte de um grupo de 10 pessoas que seguia para os Estados Unidos. “Como teve um atraso de 13 horas perdemos a conexão e tivemos que passar a noite em Nova York sem ter planejado isso. A TAM não deu nenhum tipo de assistência para nós e tivemos que arcar com todas as despesas de hospedagem e aquisição de novas passagens”.
 
Para Gilberto, a conciliação encurta o tempo do processo e desafoga o Poder Judiciário, ao mesmo tempo em que não deixa de punir a causadora do transtorno. “Ninguém espera que uma empresa desse porte e com nome consolidado no mercado vá deixar seus clientes desamparados, mas acontece e não podemos deixar que isso saia impune”.
 
Para a próxima semana a Central de Conciliação organiza novo Mutirão do DPVAT - Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat). A pauta conta com 1.116 processos que serão negociados entre os dias 22 e 26 de abril, das 8h às 17h. Entre os dias 13 e 16 de maio haverá mutirão com as empresas Trip e Azul, quando serão analisados 186 processos. No mesmo mês, de 20 a 24, acontece o mutirão da Avianca/Oceanair, com mais 228 processos.
 
 
  
Raquel Ferreira /Juliana Polippo
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394