Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.02.2015 10:27

Justiça inaugura consultório médico em cadeia
Compartilhe
Tamanho do texto:
A cadeia pública de Campo Novo dos Parecis (396km a noroeste de Cuiabá) vai inaugurar, nesta sexta-feira (27 de fevereiro), um novíssimo consultório médico e odontológico graças à ação do Poder Judiciário em parceria com o Conselho da Comunidade e Prefeitura. Esta cadeia, que também abriga presos de Sapezal e Brasnorte, será a primeira do Estado a ter um consultório. Apenas as penitenciárias possuem essa estrutura por ter maior quantidade de internos.
 
O espaço destinado às consultas foi reformado e equipado graças à destinação de recursos oriundos de penas alternativas e à renda do minimercado da cadeia. A mercearia é administrada pelo Conselho da Comunidade, oferece bens de consumo aos presos e foi idealizada para que não entrem produtos de fora. Já a prefeitura doou a cadeira de dentista e disponibilizou os profissionais de saúde que farão os atendimentos uma vez por semana.
 
A sala médica trará uma série de benefícios não só aos presos, mas também à comunidade local como maior segurança e melhoria do fluxo nos postos de saúde. Acontece que para fazer um tratamento simples, os reeducandos tinham que ser algemados e escoltados até uma unidade da rede pública e isso causava constrangimento ao preso e à população. Além disso, eles ‘passavam na frente’ dos demais pacientes, congestionando o sistema. Às vezes essa logística ficava inviabilizada diante do baixo efetivo de agentes prisionais.
 
Conforme o juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca, Alexandre Delicato Pampado, o tratamento odontológico voltado aos presidiários na rede pública municipal era praticamente inexistente. O magistrado conta que essa assistência à saúde bucal e corporal era uma reivindicação dos presos e que esse tratamento humanizado é necessário para se evitar motins, por exemplo. “Esse atendimento melhora o ânimo da cadeia”, frisa.
 
A inauguração será às 14h.
 
 
Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394