Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.03.2015 18:16

Comarca aposta em projeto para combater violência
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Comarca de Barra do Garças (509km a leste de Cuiabá), que integra a Rede de Violência Doméstica e Familiar, com diversos parceiros, está realizando uma série de atividades voltadas a reduzir os índices de violência contra a mulher nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia. O projeto, que teve início no dia 3 de março, encerra no dia 7 de abril com uma palestra a ser proferida por Maria da Penha Maia Fernandes, que deu nome à Lei nº.11.340, criada em 2006, com o objetivo de aumentar o rigor das punições aos homens que agridem física ou psicologicamente as mulheres.
 
O projeto, que consiste em palestras, panfletagem, atendimento jurídico e social, atividades educativas e culturais, conta nesta terça-feira (10 de março), às 19h, com a palestra da juíza de Cuiabá, Ângela Regina Gimenez, da Primeira Vara de Família e Sucessões, que falará sobre “Alienação Parental e Guarda Compartilhada”.
 
De acordo com o juiz que integra a Rede de Enfrentamento, Wagner Plaza Machado Junior, a palestra está inserida no contexto de combate à violência doméstica, já que a guarda dos filhos, pedido de pensão, direito à visita, entre outros dilemas que envolvem o divórcio, acabam sendo motivo de violência doméstica.
 
A palestra, voltada a acadêmicos de Direito, Psicologia e Pedagogia, tem o objetivo de levar informações a fim de que estes futuros profissionais saibam como lidar com este tipo de situação, uma vez que temas como “Alienação Parental” e “Guarda Compartilhada” são uma visão nova, com outro viés, principalmente na área jurídica.
 
“A magistrada vai aproveitar o assunto para abordar a violência doméstica. Estes profissionais quando estiverem no mercado de trabalho precisam estar preparados para lidar com este assunto. Já atendi uma situação em que um menino, durante a audiência, disse que queria ser policial. Eu indaguei o motivo. Ele respondeu que era para prender o pai. Por trás deste drama existia uma história de alienação parental, que acabamos detectando”, explica o juiz Wagner Plaza.
 
Como parte do projeto foi realizada também uma panfletagem na Praça dos Garimpeiros, sobre violência doméstica, e uma grande ação no bairro São José, com palestras, atividades interativas, como corte de cabelo, atividades culturais, entrega de mudas de plantas e orientação jurídica, envolvendo o Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, polícias Militar e Civil.
 
As atividades encerram no dia 7 de abril, às 19 horas, com a palestra ministrada por Maria Penha Fernandes. O evento será realizado no Ginásio de Esportes “Arnaldo Martins”. Para estudantes interessados em participar da palestra será necessário fazer uma inscrição prévia na escola, mediante o pagamento de R$ 10,00 e para a população a inscrição pode ser feita no local do evento com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados à Barra Mama.
 
Rede de Enfrentamento - A Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar é formado pelo Poder Judiciário, Ministério Público do Estado, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças; Secretaria de Políticas Públicas paras as Mulheres de Pontal do Araguaia, CRAS, CREAS, CAPS'AD, OAB – Subseção de Barra do Garças, UFMT – Campus do Médio Araguaia -, Faculdades UNIVAR, Faculdades Cathedral, Faculdades Anhanguera e Assessoria Pedagógica de Barra do Garças.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409