Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.04.2015 15:12

Justiça Comunitária aperfeiçoa atuação
Compartilhe
Tamanho do texto:
A visita aos postos da Justiça Comunitária nos bairros de Várzea Grande fez os juízes José Antônio Bezerra Filho e Luis Otávio Pereira Marques, que assumiram recentemente a coordenação do programa em nível estadual e municipal na comarca, a enxergar novas possibilidades de aperfeiçoar e de dar ainda mais efetividade ao programa.
 
O juiz José Antônio Bezerra elogiou o sistema de trabalho desenvolvido naquela Comarca e quer copiá-lo em Cuiabá. Ele conta que todos os postos de atendimento do programa em Várzea Grande funcionam em postos de saúde, e, por isso, a demanda é muito expressiva. Já na Capital os postos são nos destacamentos da Polícia Militar, lugares em que a população parece ter maior receio de frequentar.
 
“Com essa adequação iremos dar um choque de gestão, a produtividade será muito maior e os esclarecimentos serão muito mais efetivos. Queremos dar nova visão e novo dinamismo ao programa”, frisa.
 
Para isso, o magistrado vai voltar percorrer bairros de Cuiabá para verificar se há condições de acomodação da Justiça Comunitária nos postos de saúde. Depois vai buscar parceria com a prefeitura para que essa ideia possa ser concretizada.
 
O juiz Luis Otávio conta que a visita aos postos de atendimento do programa em Várzea Grande também rendeu frutos para a comarca. Essa foi a primeira reunião de trabalho entre as duas direções e os magistrados viram a necessidade da aquisição de um veículo oficial e de um melhor aparelhamento tecnológico, pois não há acesso à internet em todos os postos de atendimento. Também perceberam a necessidade de fazer divulgação maciça via rádio para que mais pessoas conheçam o programa e saibam em que situações recorrer.
 
“O atendimento, a rotina de trabalho é muito boa. Várias orientações, encaminhamentos e visitas domiciliares são feitas e em grande volume. Essa deficiência na parte tecnológica e de transporte não impede que o atendimento seja realizado, pois os agentes vão às visitas de ônibus e quando precisam acessam a internet indo ao fórum. O que pedimos vai somente tornar o trabalho mais eficiente e produtivo”, observa Luis Otávio.
 
Segundo o juiz Luis Otávio, os agentes comunitários estão de parabéns, porque são bastante motivados e colocam muito amor no que fazem. “As pessoas que trabalham nos postos de saúde e o público atendido disseram que os agentes são peça fundamental nessa interação da Justiça com a comunidade. Eles são esse elo”, destaca.
 
Os dois magistrados também vão unir forças para fortalecer as parcerias existentes e fomentar novas ações e cooperações. Uma reunião já foi agendada para a próxima semana com entidades parceiras e também com outras instituições conclamadas a debater mais melhorias para o programa. A intenção é trocar ideias e sugestões. A reunião será dia 14 de abril, a partir das 9h, na Escola do Servidor. Ao final esse diagnóstico será repassado à alta gestão do Tribunal de Justiça.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Magistrados visitam postos da Justiça Comunitária

 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617 3393/ 3394/ 3409