Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.04.2015 17:07

Treinamento do PJe começa na próxima semana
Compartilhe
Tamanho do texto:
Começa na próxima semana o treinamento sobre o manuseio do programa Processo Judicial Eletrônico (PJe), que será implantado em maio na Vara Especializada de Execução Fiscal de Cuiabá. A capacitação será oferecida pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na Escola dos Servidores, entre os dias 22 e 30 de abril (veja cronograma no fim da matéria).
 
O curso será oferecido para dois públicos distintos, sendo dia 22 de abril para advogados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Procuradoria do Estado e da Procuradoria Municipal. Já entre os dias 27 e 30 de abril os treinamentos serão realizados para servidores e magistrados da unidade judiciária. Ao todo são estimados 30 servidores e 150 integrantes das instituições parceiras.
 
“Os cursos são feitos sempre em duas etapas distintas, contemplando o público interno e o externo. A nossa expectativa é atender 100% de instalação do PJe em 2018”, explica Gustavo Piccin, diretor do Departamento de Sistemas e Aplicações da Coordenadoria de Tecnologia de Informação do TJMT.
 
Ele ressalta ainda que para o público externo serão 4h/aula com explanações sobre o programa. Já para os servidores serão 8h/aula com explicações e exercícios sobre o manuseio do sistema. “Tanto o público externo quanto interno terão 4h/aula de informações básicas com demonstração gerais sobre o sistema. A ideia é tornar a ferramenta mais familiar aos usuários. Já nas outras 4h/aulas que serão oferecidas apenas para os servidores serão feitas liberações de acesso e exercício de fixação sobre o manuseio do PJe”, destaca.
 
O PJe é um programa utilizado para processos no formato virtual que possibilitará mais celeridade no andamento das ações, isto porque etapas como carimbos e juntadas de petições deixam de existir com a implantação do sistema. Nos primeiros anos de implantação, os processos virtuais irão tramitar em paralelo com os físicos. No futuro irão tramitar somente na versão digital.
 
O programa também proporciona grande economia de recursos, especialmente de papel, por conta das petições e decisões de magistrados que deixarão de ser impressas. Outra vantagem que merece destaque é a facilidade para consultar todas as peças do processo no sistema, que pode ser feito de qualquer local pela internet.
 
Confira abaixo o cronograma da capacitação:
 
22/04 – das 8h às 12h
Público: Advogados
 
22/04 – das 14h às 18h
Público: Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado e Procuradoria Municipal
 
27/04 – das 8h às 12h
Público: Oficiais de Justiça
 
28 e 29/04 – das 8h às 12h e das 14h às 18h
Público: Servidores da Secretaria
 
30/04 – das 8h às 12h e das 14h às 18h
Público: Magistrados e Assessorias
 
Leia matéria sobre o assunto:
 
PJe: link para capacitação está disponível
  
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409