Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

16.06.2015 08:18

Justiça Comunitária faz ação na Praça Ipiranga
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Uma mão na roda”. Foi como a vendedora Francisca Ferreira de Lima classificou a ação da Justiça Comunitária, realizada na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (12 de junho).
 
Uma equipe da Justiça Comunitária realizou uma campanha de divulgação das ações do programa, e esteve, além de orientando os cidadãos sobre seus direitos, realizando atendimentos.
 
Francisca Ferreira de Lima foi uma das pessoas atendidas pelos agentes da Justiça Comunitária. Ela, que já tinha ouvido falar sobre o programa, mas que somente o conheceu ali durante a ação, aproveitou o momento para dar início a atendimentos de pensão alimentícia e divórcio. Para ela, a equipe ir até a praça foi uma facilidade.
 
“Eu acho que (a ação) é melhor para nós, porque facilita o acesso a justiça. Eu espero que com a vinda de vocês eu consiga resolver meus problemas. Eu estou confiante”, comenta. A partir da ficha de atendimento, preenchida ainda na praça, será marcada uma mediação na Justiça Comunitária para que seja realizado o divórcio e o pedido de pensão alimentícia.
 
A agente voluntária Jocasta Ramos Cristiano explica como é realizada a ação. “A gente aborda as pessoas, entrega um panfleto que explica qual que é o trabalho da Justiça Comunitária e quais são os atendimentos que fazemos. Se a pessoa já chega com o problema, a gente aproveita atende e orienta, explica qual é o procedimento, pega o telefone das partes e passa o nosso telefone também”.
 
Alessandra Luzia da Silva também é agente voluntária. Durante a semana, trabalha como gestora de Recursos Humanos em uma empresa privada, e pediu a liberação do chefe para participar da ação. Entre os atendimentos realizados está o de uma mãe, cuja a filha passou por um procedimento de colostomia (quando acontece a exteriorização do intestino). Ela já deu entrada no pedido de auxílio junto ao INSS, mas teve a requisição indeferida. Já estava sem saber o que fazer, quando encontrou Alessandra e a Justiça Comunitária, que dará encaminhamento ao caso.
 
Além dessa divulgação nas praças, que ocorre mensalmente, a Justiça Comunitária também realiza mutirões uma vez por mês, a fim de facilitar o acesso da comunidade à Justiça.
 
Veja outras matérias relacionadas à Justiça Comunitária:
 
Justiça Comunitária conscientiza adolescentes
 
Justiça Comunitária atende população do Tijucal
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409