Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.07.2015 17:39

Pontes e Lacerda recebe Caravana da Saúde
Compartilhe
Tamanho do texto:
Aferir a pressão, verificar peso, altura e circunferência abdominal. Esses foram os exames realizados nesta quarta-feira (1º de julho) pela equipe da Caravana da Saúde na Comarca de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá). Na oportunidade, também foi disponibilizada coleta de sangue.
 
Os 74 servidores, três magistrados, 15 estagiários e sete terceirizados também puderam tirar dúvidas sobre saúde, já que na noite de terça-feira (30 de junho) foi realizada uma palestra com a participação de enfermeiras, cirurgião dentista, médico e psicóloga.
 
A palestra foi realizada de forma clara, simples e objetiva. Foram expostas as doenças mais comuns no ambiente de trabalho, assim como as causas e os exames que devem ser realizados, com o objetivo de conscientizar os participantes.
 
A servidora Marta Cristina Volpato Basílio, que está no Judiciário há 24 anos, dirimiu todas as dúvidas, principalmente as odontológicas. “Foi muito interessante porque nós nunca tivemos a oportunidade de participar da caravana. Acho que deveríamos ter mais ações como essa, para incentivar os servidores a cuidar da saúde”.
 
Pontes e Lacerda é a oitava comarca a receber a equipe do programa Bem Viver nesta gestão. A caravana já percorreu Chapada dos Guimarães, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Guiratinga, Pedra Preta, Tangará da Serra e Barra do Bugres.
 
De acordo com o juiz diretor do Foro, Leonísio Salles de Abreu Júnior, os servidores entenderam o recado da caravana. “O projeto busca valorizar os servidores, mostrando que é um serviço que está disponível para todos. É importante, principalmente, para o trabalho, porque tudo é um reflexo. Se a saúde vai mal, o trabalho também vai. Além disso, trouxe a oportunidade de reunir todo o grupo. O clima é de descontração”.
 
A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde para a realização de exames de sangue. Após a visita, serão enviados aos servidores os resultados e uma carta com as recomendações médicas e, caso seja necessário, os participantes serão encaminhados para tratamento com especialista.
 
A gestora-geral Lígia Magna Silva e Machado adorou a iniciativa do Judiciário de levar a caravana da saúde para a comarca. “Nós ficamos contentes porque pensamos que o foco está só em Cuiabá e Várzea Grande, por estar mais perto. Trazendo o projeto para as comarcas que estão longe, nós vemos que o Judiciário também está preocupado com o interior”.
 
Os servidores da comarca adoraram participar do projeto, principalmente em virtude da oferta de exames, que possibilita a análise do perfil de saúde deles. “Acho que não tem quem não goste. É uma forma de interagir com os colegas, além de sair da rotina, porque reúne toda a turma. Nós tomamos um café após realizar os exames”, ressalta Lígia.
 
Nesta quarta-feira a Caravana da Saúde segue para a Comarca de Araputanga (345 km a oeste da Capital). Lá também serão realizados exames e palestras. O encerramento ocorrerá na quinta-feira (2 de julho).
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409