Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.08.2015 09:14

Estudantes recebem cartilhas do ‘Nosso Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
O programa “Nosso Judiciário” visitou a Escola Estadual Senador Azeredo, em Cuiabá, nesta terça-feira (25 de agosto). A iniciativa prevê visitas às escolas, palestras e distribuição de cartilhas para crianças, adolescentes e estudantes de direito com objetivo de aproximar a população do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.
 
O técnico judiciário Neif Feguri Neto entregou as cartilhas para alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental pela manhã, e para crianças do 5º ano no período da tarde. “As cartilhas foram elaboradas especificamente para cada público. Para as crianças, muitas figuras e uma linguagem simples. Para adolescentes, uma linguagem que facilita o entendimento, tudo visando mostrar como a justiça funciona”, afirmou Neif Feguri.
 
Segundo a diretora Maria Ester Prado, a escola tem muito a agradecer pela visita e por levar o conhecimento aos alunos. “Grande parte dos estudantes não sabe o que é, como funciona e onde fica o Poder Judiciário. As informações recebidas serão repassadas para parentes e vizinhos”, defendeu. A professora de História Mariana Bueno completa dizendo que esse conhecimento é fundamental os alunos, especialmente no que se refere aos direitos e deveres do cidadão.
 
“Achei bem legal a palestra, aprendi onde buscar a justiça, como devo proceder, e que não é certo fazer justiça com as 
próprias mãos”, opinou Matheus da Silva, de 14 anos. Já Josielle Andersen Xavier, também de 14 anos, disse que a cartilha é importante, que não sabia da existência dos juizados especiais e que vai divulgar a informação para familiares e amigos.
 
Fernanda Cardoso, de 10 anos, aprendeu que qualquer um pode se tornar juiz ou juíza. E Ragna Lopes, de 11 anos, viu uma grande lição de cidadania. “A cartilha nos ensina a viver melhor com as pessoas e a prestar mais atenção em nossas atitudes antes de fazer coisas que prejudiquem os outros”.
 
A próxima etapa do programa será a visita à Escola Estadual Presidente Médice, amanhã (26 de agosto), a partir das 9h30.
 
 
Fotos: André Romeu
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777