Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.01.2016 17:36

Comitê de implantação do PJe faz reunião
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Comitê de Implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) realizou reunião na tarde de quarta-feira (20 de janeiro) com todas as coordenadorias envolvidas no projeto, para controle da matriz de responsabilidades. Por meio de um modelo de governança, desenvolvido com apoio da Consultoria Falconi, a implantação do PJe foi dividida em 11 projetos, todos em andamento. Na reunião, os responsáveis pelos projetos mostraram os objetivos, os riscos associados aos processos e o cronograma de execução de cada um.
  
O PJe tem ganhado corpo a cada dia, se expandindo não só para novas unidades judiciárias, mas também dentro das áreas administrativas do Tribunal de Justiça. Para tanto, o projeto tem contado com o apoio da Consultoria Falconi, contratada para o aperfeiçoamento do plano de expansão do PJe e para o redesenho dos principais processos de trabalho da organização, o que permitirá a modernização da arquitetura organizacional do Tribunal.
  
“Nós identificamos que o projeto PJe estava sobremaneira centralizado na equipe de Tecnologia. Com o apoio da consultoria, nós verificamos a necessidade de compartilhar a responsabilidade por este projeto e, com isso, nós conseguimos envolver todas as coordenadorias. O PJe não é um projeto da equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, é um projeto do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e hoje ele tem esse tratamento dentro da nossa instituição”, explica o coordenador do Comitê Gestor do PJe em Mato Grosso, juiz João Thiago Guerra.
  
Segundo ele, isso acontece graças ao modelo de governança que está sendo implementado dentro do Tribunal de Justiça. Esse modelo parte da premissa de descentralização do processo de análise da informação, do processo de formação de conhecimento e de tomada de decisão. Essa descentralização permite o envolvimento de um número maior de pessoas, todos atuando sob uma matriz de responsabilidades bem definida.
  
O magistrado ressalta a importância da governança para o Poder Judiciário. “É o futuro da nossa organização, pois a governança cria uma memória institucional, cria processos de decisão mais responsáveis, mais éticos, mais maduros, e que se tornam permanentes dentro da instituição”.
  
Para ele, as pessoas entenderam a importância do PJe para o Poder Judiciário, bem como o potencial transformador dessa ferramenta, e estão empenhadas em cumprir com as suas responsabilidades. “Na reunião surgiram discussões importantes, justamente porque nós temos várias pessoas pensando uma única coisa, pensando o melhor para o Poder Judiciário através da governança”.
  
Em 2016 o Tribunal de Justiça tem um plano agressivo de implantação do PJe. “Embora agressivo, em termos numéricos, é um plano consistente, compatível com a infraestrutura das comarcas e com nossa capacidade de realização. É um plano que vai chegar a muitos lugares, mas de forma consistente. Toda essa reunião vem validando e reforçando a viabilidade do plano de expansão”, explica o coordenador, completando. “Queremos voltar a ser vanguarda no cenário jurídico nacional, em termos de inovação”.
  
O consultor da Falconi, José Flausino, explica que a empresa está trazendo todo o conhecimento do método de solução de problemas e de gestão para dentro do Tribunal de Justiça. “A Falconi trouxe uma solução para o gerenciamento de projetos, um alinhamento de todas as etapas do Projeto PJe, tanto a etapa de planejamento, quanto de acompanhamento. Nesta reunião nós fizemos uma consolidação da etapa de planejamento do PJe. Trabalhamos todo o escopo do projeto com os responsáveis, estabelecendo um plano e um cronograma a ser implementado”.
  
Conheça os 11 projetos de implantação do PJe:
  
1 – Desenvolvimento de Tecnologia da Informação
2 – Gestão capacitação – Escola dos Servidores
3 – Gestão capacitação – Escola dos Magistrados
4 – Gestão de Comunicação
5 – Gestão de Infraestrutura
6 – Estruturas Organizacionais – 1º Grau
7 - Estruturas Organizacionais – 2º Grau
8 – Gestão de Rotinas Operacionais – 1º Grau
9 - Gestão de Rotinas Operacionais – 2º Grau
10 – Estruturação do fluxo dos processos – 1º Grau
11 – Estruturação do fluxo dos processos – 2º Grau
  
Leia outras matérias sobre o PJe:
 
PJe: procuradores de Justiça passam por treinamento
 
PJe: presidente destaca engajamento de servidores
 
PJe começa a funcionar no TJMT
 
PJe: TJMT oferece treinamento para servidores
 
 
Janã Pinheiro/ Fotos:Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409