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Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.02.2016 08:58

Ouvidoria atende mais de 3 mil demandas em 2015
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A Ouvidoria do Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT) encerrou 2015, o primeiro ano da atual administração (2015/2016), contabilizando 3.309 atendimentos. Deste total, predominaram as demandas solicitando o impulsionamento processual, que atingiram 81,81% dos atendimentos.
 
O juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, ouvidor judicial do TJMT, conta que os resultados foram positivos, uma vez que de 2014 para 2015 houve um aumento de 655 atendimentos. “Estamos contentes com o resultado, pois o aumento da demanda está diretamente relacionado à maior abertura dos nossos canais de acesso. Além do atendimento pessoal e telefônico, resolvemos ampliar a nossa atuação participando do Programa Justiça Comunitária do TJMT, que vai ao encontro da população nos mais diversos bairros”, diz.
 
De acordo com dados da Ouvidoria, foram recebidas 2.707 manifestações envolvendo reclamações, 43 denúncias, 42 elogios, 96 informações sobre outros poderes, 386 pedidos de informação e 35 sugestões. Os atendimentos foram realizados por meio de contato telefônico e de envio de formulários eletrônicos e impressos.
 
O magistrado fala ainda sobre a importância da Ouvidoria como canal de comunicação entre o Judiciário e a comunidade. “A população encontra aqui um canal direto e gratuito para tirar todas as dúvidas sobre os trâmites processuais que ocorrem no Poder Judiciário mato-grossense. Além disso, também atendemos as demandas do nosso público interno, que são os magistrados e servidores”, afirma.
 
Para o juiz, o grande diferencial da Ouvidoria é que é dado um retorno, necessariamente, a todos os manifestantes que procuram o departamento, dentro de um prazo máximo de 30 dias. Ele destaca ainda que as informações obtidas via atendimentos são encaminhadas para a Alta Administração, para que sejam utilizadas no planejamento interno da instituição.
 
“Sabendo onde estão os focos das reclamações, é possível desenvolver ações mais efetivas para ajudar a aperfeiçoar os serviços do Poder Judiciário”, conta o magistrado.
 
Estrutura - Hoje a estrutura da Ouvidoria conta com uma equipe formada por um juiz ouvidor-geral, um diretor do departamento, um assessor administrativo, um assessor jurídico, um chefe de serviço de atendimento, três atendentes, sendo um servidor efetivo e dois estagiários.
 
Os canais de acesso disponíveis são: o atendimento pessoal, que é realizado no Tribunal de Justiça, das 12h às 19h; o
formulário eletrônico, pelo link da Ouvidoria Judiciária no Portal do Tribunal de Justiça (www.tjmt.jus.br); o atendimento telefônico, pelo 0800 647 1420 e (65) 3617-3835; e por correspondência, através dos formulários disponíveis em todos os fóruns do Estado.
 
Satisfação - Em pesquisa de satisfação realizada em 2015, a Ouvidoria obteve um alto grau de satisfação no atendimento, totalizando 95% de respostas dos entrevistados que disseram ter recebido um atendimento ‘ótimo’ ou ‘bom’.
 
Perspectiva – A propósito dos bons resultados obtidos em 2015, o ouvidor judicial do TJMT diz que para 2016 as ambições são ainda maiores. “Nossa intenção é levar a Ouvidoria para todo o Estado. Para isso, queremos desenvolver ações nas comarcas pólo do interior de maneira que consigamos ir ao encontro da população”, anuncia.
 
 

Mariana Vianna

Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409