Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.02.2016 18:12

Servidores de Cáceres recebem instrução sobre PJe
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nesta quarta e quinta-feira (24 e 25 de fevereiro) foi a vez dos servidores das varas cíveis da Comarca de Cáceres (225km a oeste de Cuiabá) receberem o treinamento para manuseio do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A capacitação foi realizada na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, em Cuiabá.
 
A turma foi composta por 24 servidores, que ficaram atentos às orientações do instrutor Rosivaldo Rodrigues, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Para a maioria, este foi o primeiro contato com o sistema, o que causou estranheza para alguns.
 
É o caso da gestora judiciária da Primeira Vara Cível, Jackline Marcia Dias Tin. “Pelo que deu a entender, agora não será apenas uma pessoa responsável pelos demais, mas cada um vai cumprir com o seu papel. Cada um terá sua responsabilidade e não apenas o gestor”, comenta. No entanto, ela afirma que, até o momento, o passo a passo tem sido tranquilo, mas que apenas no decorrer dos dias deverão sentir as mudanças.
 
Segundo Rosivaldo, a turma não apresentou dificuldades quanto ao uso do PJe especificamente, mas houve comparação entre as formas de manusear os processos. “Eles comparam muito com outros sistemas e com movimentações do processo físico. E essa ferramenta traz algumas mudanças que são consideradas radicais para eles, como, por exemplo, agora todos eles assinam documento, e não apenas os gestores. Além disso, o sistema trabalha com fluxos e pastas”.
 
Apesar das diferenças e do receio em manusear uma nova ferramenta, a gestora-geral da comarca, Odanil Jara Gomes Corbelino, acredita que não haverá problemas. A servidora está no Poder Judiciário estadual há 16 anos e afirma que é apenas uma timidez inicial. “Eu creio que todo mundo tem que se adaptar, né? Com certeza, nós vamos andar bem, assim como foi com o Projudi, que, na época, foi muito difícil. Mas os servidores são dedicados e a gente sabe que com isso o Tribunal só tem a acelerar. E a celeridade processual é o que queremos”.
 
“Benefícios” também é o que a gestora judiciária Julienne de Melo Aguirre acredita que o sistema traz. A servidora, que atua na Quarta Vara Cível (especializada em Fazenda Pública), trabalha com o PJe há um ano, com mandados de segurança. Segundo ela, o começo não foi fácil, mas a equipe tem sido bem sucedida. “O mundo não tem como fugir do digital. Com o tempo, é bom para todo mundo. Uma coisa que eu percebi é que o sistema influencia no número de estoques de processos. Até a finalização e o arquivamento, se reduz bastante a quantidade de tempo”, destacou. “Enquanto se levava um ano para arquivar o processo, por exemplo, agora conseguimos arquivar em menos de seis meses”.
 
Além dos servidores, oficiais de justiça, juízes e assessores também passaram por treinamento ao longo dessa semana. Nesta sexta-feira (26), uma equipe da CTI estará na Comarca de Cáceres para instruir advogados, defensores, procuradores e promotores de justiça quanto ao manuseio da ferramenta, que será implantada na unidade no dia 1º de março.
 
As capacitações seguem o calendário de implantação do PJe durante o primeiro quadrimestre do ano. As próximas unidades a receber a ferramenta são Lucas do Rio Verde (22/03), Rondonópolis (12/04) e Sorriso (19/04).
 
Leia matérias relacionadas:
 
PJe: Oficiais de Cáceres recebem treinamento
 
PJe: juízes e assessores passam por treinamento
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394