Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.03.2016 13:24

Poxoréu realiza 1ª oficina de pais e filhos
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Comarca de Poxoréu (251 km ao sul de Cuiabá) realizou no último sábado (27 de fevereiro) a 1ª Oficina de Pais e Filhos. Organizado em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o curso tem por objetivo auxiliar pais e filhos a enfrentarem os impactos do divórcio durante o período de reestruturação familiar.
 
A oficina foi ministrada por colaboradores voluntários e contou com a presença da juíza Patrícia Cristiane Moreira, coordenadora do Cejusc e diretora do Foro, membros do Conselho da Comunidade, advogados e população em geral, além da juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Primavera do Leste, Aline Luciane Ribeiro V. Quinto, e das promotoras Nayara Roman Mariano Scolfaro e Ana Cristina Oliveira R. de Medeiros.
 
Na ocasião, a juíza Patrícia entregou uma mensagem aos participantes, frisando que “os conflitos decorrentes da relação estabelecida entre os cônjuges ou companheiros afetam toda a família. Não apenas os adultos, mas principalmente as crianças e adolescentes experimentam sentimentos negativos, como frustração, desesperança, culpa e ansiedade”.
 
Conforme a magistrada, reconhecer a existência do conflito e aprender a lidar com as emoções inquietantes são os primeiros passos para o recomeço, evitando a exposição traumática dos filhos. “A conscientização dos pais quanto à nocividade de condutas que impliquem em alienação parental e a capacitação para o restabelecimento do diálogo são os objetivos primordiais da oficina”, observou.
 
A coordenadora do Cejusc ainda deixou uma reflexão aos participantes, nas palavras da mestre em Interdisciplinaridade Psicojurídica, especializada em família, Veronica A. da Motta Cezar Ferreira: "Se fomos meio de procriação, que na criação sejamos timoneiros, guiando com firmeza, a quatro mãos, o barco da vida de nossos herdeiros. E até que, a sós, o possam conduzir, e, para sempre, evento, idade ou estado, possamos nós, ainda que ex-casal, enquanto pais, andarmos, lado a lado".
 
Após a oficina, os participantes assistiram a uma apresentação musical, seguida de um coffee break.
 
Leia matéria relacionada:
 
TJMT promove 1ª oficina de parentalidade de Cuiabá
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394