Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.03.2016 17:47

Juiz de MT participa de Encontro de Cejuscs
Compartilhe
Tamanho do texto:
O presidente do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), juiz Hildebrando da Costa Marques, auxiliar da Vice-presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), participou na última sexta-feira (4 de março) do 2º Encontro Estadual de Centros Judiciários. O evento foi realizado na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
 
Na oportunidade, os debates giraram em torno da conciliação e mediação no novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor neste mês, da Lei da Mediação e da remuneração dos mediadores.
 
Para o juiz Hildebrando, esta foi uma oportunidade para unir os magistrados coordenadores dos centros judiciários, um momento de interação entre os juízes e uma oportunidade onde cada um pôde expor as boas práticas de cada região, de cada Estado. “É uma troca muito rica de conhecimento e de novidades na área da conciliação”, frisou.
 
O presidente do Fonamec destacou ainda a importância deste evento promovido pelo TJGO, que, na avaliação dele, demonstra a cultura da pacificação social que está se formando na sociedade. “O TJGO sempre foi inovador, sempre foi um tribunal de ponta e saiu na frente”, complementou.
 
De acordo com o juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO, Paulo César Alves das Neves, este foi um evento de grande relevância uma vez em que o que se procura são “soluções para que o Poder Judiciário possa ser mais efetivo, que possa entregar a prestação jurisdicional com mais qualidade, rapidez e baixo custo”.
 
Ao longo do dia juízes coordenadores e adjuntos dos centros, servidores, conciliadores, mediadores, advogados e delegados de polícia assistiram a algumas palestras, como ‘A Conciliação e Mediação no Novo Código de Processo Civil’; do juiz auxiliar da Presidência do CNJ André Gomma de Azevedo, sobre o ‘Cadastro Nacional de Mediadores e Câmaras’; ‘A Conciliação e Mediação no Novo Código de Processo Civil’, do desembargador Roberto Portugal Bacellar. Houve também explanação sobre as Oficinas de Parentalidade e Divórcio com a juíza Vanessa Aufiero da Rocha, coordenadora do Cejusc de São Vicente (SP), entre outros.
 
Na abertura do evento compuseram a mesa de autoridades o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Leobino Valente Chaves, o corregedor-geral de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, e o juiz presidente do Fonamec e coordenador do Nupemec-MT, Hildebrando da Costa Marques.
 
O evento foi realizado pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
 
3º Fonamec – O TJMT sediará a terceira edição do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), nos dias 14 e 15 de abril, no auditório Gervásio Leite, na sede do Judiciário mato-grossense, em Cuiabá. Esta será uma grande oportunidade para debater assuntos pertinentes à conciliação e mediação um mês após o novo CPC entrar em vigor.
 
Leia também:
 
TJMT sedia 3ª edição do Fonamec
 
Juiz de MT faz palestra sobre novo CPC no Fonamec
 
Magistrados avaliam encontro de forma positiva
 
 
Dani Cunha (Com informações do Centro de Comunicação Social do TJGO)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409