Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.03.2016 18:19

Capacitação vai aperfeiçoar gerência de projetos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Servidores de áreas estratégicas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) participaram, desde quarta-feira (16 de março), da capacitação ‘Gestão de Portfólio de Projetos incluindo a Simulação Portfólio Power’, na Escola dos Servidores do Poder Judiciário. Os dois primeiros dias foram voltados para a teoria e no último, nesta sexta-feira (18 de março), os participantes fizeram dinâmica em grupo para colocar em prática um pouco do que aprenderam no curso.
 
Esta capacitação foi desenvolvida para abordar os fatores de sucesso na gestão de Portfólio de Projetos, baseados na experiência de especialistas de todo o mundo e em conformidade com as melhores práticas em gestão de programas e portfólio. O curso está alinhado às melhores práticas e aborda os processos chave da gestão de portfólio, como seleção, categorização, priorização, avaliação e balanceamento do portfólio.
 
Durante a simulação os participantes desenvolvem habilidades práticas por meio de uma experiência real em gestão de portfólio, envolvendo tomada de decisões, comunicação ativa e o entendimento de expectativas de clientes.
 
De acordo com um dos instrutores e diretor da 3GEN Gestão Estratégica, Fábio Fontanela Moreira, a capacitação consiste em um conjunto de conhecimentos que estão sendo transferidos para o Tribunal sobre como ele deve escolher os seus projetos vinculados à estratégia e como gerenciar o conjunto de projetos, tomando decisões para melhorias na instituição.
 
“A Coplan, por exemplo, vai utilizar isso como instrumento de trabalho porque ela gerencia a quantidade de projetos, ajuda a administração superior a tomar decisões sobre que projetos devem ser feitos e como devem ser feitos, e também dá o apoio para o gerente de projetos escolher e gerenciar cada um desses projetos”.
 
Para o gerente de projetos da Coordenadoria de Recursos Humanos do TJMT, Thomas Augusto Caetano, o curso foi excelente, dando ao servidor uma visão mais clara de como fazer a priorização dos projetos. “É preciso fazer a seleção desses projetos para que eles tenham a máxima contribuição dentro da estratégia da instituição, de onde ela quer chegar”, frisou.
 
Questionado sobre os investimentos feitos pelo TJMT na capacitação de seus servidores, o que, consequentemente, aprimora o trabalho diário em cada área, Thomas foi enfático. “Na verdade não há outro caminho a não ser melhorar os níveis de desempenho dos servidores e isso se faz através de investimentos em capacitação”, complementou.
 
A assessora da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do TJMT, Guimarilza Barbosa de Souza, destacou a grande valia em fazer uma capacitação voltada para o tema proposto. “Nós do Escritório de Projetos estamos aprimorando nossos conhecimentos e esses métodos que estamos vendo aqui são utilizados hoje pelas empresas privadas e estão sendo implementados no Tribunal. Isso será de extrema relevância para a melhoria dos nossos projetos. Temos um planejamento estratégico que nós precisamos executar e a capacitação facilita e melhora o conhecimento das áreas para formarmos novos gestores de projetos”, concluiu.
 
Leia mais:
 
TJMT traz especialista sobre técnicas legislativas
 
Direito Sistêmico: além do processo judicial
 
Coordenadores recebem curso de coaching
 
Gestores participam de curso de gerenciamento
 
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409