Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.04.2016 13:18

Magistrados de Rondonópolis se preparam para o PJe
Compartilhe
Tamanho do texto:
No intuito de preparar magistrados e servidores da Comarca de Rondonópolis para a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que vai ocorrer na unidade judicial no dia 12 de abril, a Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso ofereceu treinamento sobre o tema, na terça e quarta-feira, em Cuiabá.
 
Segundo explica Rosivaldo Rodrigues, instrutor do PJe, novas tecnologias costumam gerar uma sensação de ansiedade inicialmente. No entanto, é comum que dentro de pouco tempo os mesmos usuários que antes apresentavam resistência passem a encará-las como uma necessidade.
 
“O treinamento visa capacitar o usuário para o contato inicial com o sistema, apresentando suas principais funcionalidades e formas de manuseio. Além disso, diminui o impacto da novidade e mostra de que forma eles podem pedir auxílio caso seja necessário.”
 
Para Francisco Rogério da Cruz, juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Rondonópolis, “o treinamento está sendo muito útil, uma vez que estamos prestes a recebê-lo em nossa comarca. Sem contar que é uma ferramenta ágil e que diminui o tempo de tramitação processual. Para mim, o sistema vai facilitar especialmente na visão dos magistrados de onde se encontra cada processo”, avalia.
 
Cláudia Beatriz Schmitd, juíza da 2ª Vara de Família e Sucessões, concorda com o ponto de vista. “Acredito que dentre os benefícios que virão com o PJe, o maior será o aumento do controle do magistrado em relação aos processos, pois o sistema permite que tenhamos uma visão geral de onde e em que estágio se encontram os processos”, pontua.
 
Multiplicadores – Rosemeire Castilho Ribeiro, analista judiciária do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (DAPI) da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), conta que foram convocados servidores para acompanharem os treinamentos no intuito de qualificá-los para que eles se tornem multiplicadores do PJe. “A ideia é que esses servidores viajem pelo estado, realizando treinamentos e dando apoio às comarcas”, diz.
 
Ela ressalta ainda que o DAPI está fazendo um trabalho de acompanhamento dos treinamentos e implantações. “Estamos acompanhando tudo para retirar as dúvidas dos servidores e colher sugestões para futuramente fazer retificações no fluxo de trabalho do PJe. O que é mais bacana é que desta forma os próprios usuários auxiliam no aprimoramento do sistema”, esclarece.
 
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409