Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.05.2016 12:00

População de distrito comemora serviços do JEI
Compartilhe
Tamanho do texto:
“A vinda do JEI foi a melhor coisa que aconteceu por aqui”. A frase da enfermeira Eva Campos de Melo, 37 anos e moradora do distrito de Paranorte, distante a 140 km da Comarca de Juara (709 km ao norte de Cuiabá), mostra o quanto a população carente da comunidade ansiava pela chegada do Juizado Especial Itinerante (JEI), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que esteve no local de segunda até sexta-feira passada (2 a 6 de maio).
 
Toda a população paranortense compareceu em peso na Escola Municipal Francisco Sampaio, onde o ônibus do JEI estava estacionado, e recebeu os serviços voltados ao direito de família, como pensão alimentícia, guarda, visita, divórcio consensual, casamento, direito do consumidor, cobrança, conflito de vizinhança e questões ligadas à aposentadoria, além de orientações jurídicas.
 
Uma equipe grande foi mobilizada pelo Juizado para que esta ação fosse um sucesso e atingisse seu objetivo, que é prestar os atendimentos àqueles que mais precisam. Ao todo, 220 pessoas estavam envolvidas nos trabalhos. Foram 18 audiências e sessões e 93 pessoas atendidas.
 
Eva Campos procurou o JEI para oficializar a união com o marido. Juntos há 16 anos e com uma filha de 12, ela disse que além de não conseguir ir com o marido para Juara realizar o casamento num cartório por conta da rotina corrida, a distância também dificultava. “Sem falar nas despesas com hotel, transporte. A vinda do JEI foi uma bênção e a melhor coisa que poderia acontecer por aqui e espero que volte mais vezes, pois facilitou muito a nossa vida. Fazia tempo que queríamos oficializar nossa união”.
 
A resolução do conflito de vizinhos foi realizada pelo JEI por meio de acordo entre os senhores Lorival de Castro e Carlos Alexandre Pereira. Eles restabeleceram diálogo depois de mediação judicial homologada pelo mediador Celso Victoriano.
 
A professora da rede estadual de ensino, Sandra Maldonado Souza, de 31 anos, também comemorou a chegada do ônibus do JEI. Ela estava com um problema numa autoescola relacionada à falta da entrega de documentos e disse que com o JEI a questão foi resolvida mais rápido que imaginava.
 
Ela também reforça que a distância e o custo até Juara sempre dificultou a resolução deste problema. “Tenho filho, emprego e ir para Juara fica muito difícil porque o ônibus que sai daqui volta somente no outro dia e não posso me ausentar do trabalho. Se não fosse o JEI o gasto seria muito grande. O trabalho do JEI foi muito importante para todos nós”, enfatizou.
 
Próximos atendimentos – O ônibus do Juizado Especial Itinerante estará, de 16 a 20 de maio, na cidade de Juruena (880 km a noroeste de Cuiabá); de 23 a 25 de maio no município de Castanheira (779 km a noroeste); de 6 a 10 de junho na Comunidade de Limão, Clarinópolis e Corixa, na Comarca de Cáceres (225 km a oeste); e de 13 a 17 de junho em São José do Povo, na Comarca de Rondonópolis (116 km ao sul).
 
Confira também:
 
JEI estará em Sorriso neste fim de semana
 
Rondolândia recebe atendimento do JEI 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409