Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.05.2016 17:16

Edital da III Mostra Estudantil de Vídeo é lançado
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em reunião com escolas, universidades e imprensa, a Rede de Frente Enfrentamento à Violência Doméstica de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá) e Pontal do Araguaia – Rede de Frente – lançou na sexta-feira (20 de maio) a III Mostra Estudantil de Vídeo.
Este é um projeto pioneiro de prevenção da violência doméstica focado nas instituições de ensino. Nesta 3ª edição, o tema central para a produção dos vídeos é: “E aí! Vamos discutir violência doméstica psicológica e moral?”
 
Conforme a presidente da comissão organizadora do evento, a investigadora de polícia Andrea Cristine Oliveira Costa Guirra, esse tema foi escolhido, porque nos anos anteriores os estudantes trabalharam só a violência doméstica física, esquecendo-se das demais formas de agressão familiar contra a mulher.
 
“Na 1ª edição tivemos um tema bem aberto, Violência contra a Mulher. Na 2ª, perguntamos se a violência doméstica era cultural. Agora vamos trabalhar mais profundamente essa questão da violência moral e psicológica”, frisa.
 
Segundo Andrea Guirra, os integrantes da Rede de Frente perceberam durante as visitas às escolas, que os meninos fazem violência moral e psicológica com as “namoradinhas” proibindo-as de usar maquiagem ou determinado tipo de roupa, censurando as amizades delas com outros meninos ou até mesmo difamando-as publicamente para se vingar de alguma briga ou rejeição.
 
“E tanto eles quanto elas cometem ou são vítimas desse mal sem mesmo perceber. Talvez porque vivenciem isso em casa e não saibam que isso existe e que isso é uma violência moral e psicológica”, frisou Andrea Guirra.
 
Educar desde a infância traz maior resultado nesse enfrentamento. “Acredito nisso piamente. Quando começarem a vida amorosa terão maior noção do que é certo ou não”, complementa.
 
Andrea Guirra observa ainda que o mais importante não são as premiações, mas atingir o objetivo do projeto que é discutir com as crianças e os adolescentes a violência doméstica pra que eles não sejam futuros agressores e quem sabe eliminar esse mal nas futuras gerações.
 
A produção dos vídeos tem todo um trabalho anterior nas escolas, visitas, palestras e conversas. Com o auxílio de folders informativos com personagens, por exemplo, o trabalho é feito de forma lúdica para que os adolescentes consigam intender e internalizar melhor o assunto.
 
Essa forma de trabalhar a Lei Maria da Penha com os alunos têm trazido bons resultados. Uma estudante que sofreu violência sexual já se encorajou a denunciar o seu caso, após visita da rede em sua escola.
 
Inscrição
 
O período de inscrição para a III Mostra Estudantil de Vídeo será entre 22 e 26 de agosto, em horário comercial, na sede da Rede de Frente, instalada na Delegacia da Mulher, localizada à Avenida Carajás, nº 1156, centro de Barra do Garças.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas individualmente ou em grupo de cinco integrantes, podendo ser de instituições diferentes desde que pertençam à mesma categoria, ensino fundamental II, médio ou superior e pós-graduação.
 
Critérios
 
Para participar o vídeo deve ser produzido respeitando alguns critérios como ter no mínimo um e no máximo dois minutos de duração. Além disso, a seleção vai considerar a pertinência em relação ao tema, criatividade, organização, roteiro, atuação, mensagem educativa, qualidade técnica e contribuição para a mostra.
 
Serão duas fases de seleção, a primeira será a análise pela comissão organizadora, a qual vai escolher cinco vídeos por categoria. A segunda fase será a votação popular por meio do Blog da Rede (https://rededefrente.net).
 
Premiação
 
A premiação será de R$ 1.500 para o 1º lugar de cada categoria, a ser votado pelo júri popular, e de R$ 2 mil na premiação geral, a ser escolhido pelo júri técnico. O evento de entrega da premiação aos vencedores será no dia 21 de outubro, às 19h, no Spasso Ville Buffet.
 
Confira AQUI a íntegra do edital.
 
Leia matérias correlatas:

Rede de frente apresenta projeto à sociedade
 
Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409