Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.06.2016 08:33

Corregedora recebe acadêmicos de direito
Compartilhe
Tamanho do texto:
A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, recebeu acadêmicos de direito do 3º ao 9º semestres do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), no dia 25 de maio, na sede do Poder Judiciário Estadual. A visita faz parte do programa ‘Nosso Judiciário’ que visa abrir as portas do Tribunal de Justiça para a sociedade e aproximar a população dos magistrados.
 
O professor Marcos Kido, que acompanhou a turma durante a visita, disse que o nome do programa não é apenas um eufemismo, pois “o Judiciário pertence a todos nós, é um dos bastiões da Justiça que sustenta o estado de direito”. A aluna Josiane Cristina de Andrade, do 7º semestre, ressaltou a importância da visita para a formação dos estudantes. “Nós passamos muito tempo em sala de aula e esta visita nos permite ver como os julgamentos ocorrem na prática”, disse ela.
 
A data da visita coincidiu com a comemoração do Dia Nacional da Adoção, motivo pelo qual a corregedora enfatizou essa coincidência. “As coisas não acontecem por acaso, não acontecem em vão. Deus sabe o que quer de nós e vocês vieram aqui hoje, neste dia 25, por alguma razão. Alguns de vocês provavelmente serão juízes ou juízas, outros talvez se tornem pais adotivos e estou certa que este dia ficará marcado na memória de todos aqui presentes”, afirmou Maria Erotides.
 
A corregedora falou também sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo Judiciário para dar às crianças e adolescentes uma família o mais rápido possível, já que, segundo ela, as consequências do acolhimento institucional são gravíssimas. “Crianças precisam de atenção personalizada, então quanto menor o tempo que elas passem acolhidas, melhor para a formação de seu caráter”, disse.
 
Dentre as ações estratégicas que a Corregedoria-Geral da Justiça adota para reduzir o impacto do acolhimento, Maria Erotides citou esforços de celeridade na tramitação dos processos, incentivando que os magistrados avaliem a possibilidade de conceder tutelas de urgência (leia mais aqui), a experiência com as Casas Lares em Várzea Grande e o ‘Projeto Padrinhos’. Além disso, já está sendo implementado em Mato Grosso o programa ‘Família Acolhedora’, que visa colocar crianças e adolescentes no seio familiar antes de serem adotadas ou de retornarem a suas famílias de origem.
 
O roteiro da visita guiada contemplou a ida dos estudantes ao Protocolo Geral, às secretarias das câmaras de julgamento, aos plenários de julgamento, onde puderam acompanhar os trabalhos da 3ª Câmara Criminal, e ao Espaço Memória do Poder Judiciário. Os alunos receberam exemplares do Glossário Jurídico e do Guia Prático sobre o Processo Judicial Eletrônico.
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777