Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.06.2016 16:07

Caravana da Saúde chega a São José 5ª-feira
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na quinta-feira (16 de junho), a Caravana da Saúde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso desembarca na Comarca de São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá) com equipe técnica para análise do perfil de saúde dos servidores. A previsão é atender 50 colaboradores da Justiça na comarca.
 
Composta pelo cardiologista Herbert Monteiro, pela psicóloga Gissele Teixeira, pela enfermeira Bruna Batista e pela dentista Maura Almeida, a caravana vai oferecer diversas informações e serviços de saúde aos efetivos, comissionados, credenciados, estagiários e prestadores de serviço lotados na comarca.
 
Na noite de quinta-feira, será apresentada uma palestra sobre hipertensão. No dia seguinte, sexta-feira (17 de junho), os servidores deverão estar em jejum para coleta de sangue. Eles também poderão passar por avaliação de saúde física, mental e bucal. Ainda deverão medir a circunferência abdominal, altura e peso para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).
 
“A gente faz um levantamento para as pessoas se conscientizarem da situação atual da sua saúde e para tomar medidas preventivas ou curativas. Muitos servidores não sabiam que tinham diabetes ou hipertensão e descobriram nas caravanas. Já conseguimos evitar situações irreversíveis, muitas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)”, explica a nutricionista Anna Christina Preuss, responsável pelo eixo Qualidade de Vida do Programa Bem Viver.
 
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, as DCNT são responsável por 63% das mortes no mundo. As DCNT se desenvolvem ao longo da vida por inúmeros fatores, mas também em razão do consumo de cigarro, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação inadequada. As DCNT de maiores impactos são as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.
 
Anna Christina alerta que a associação de três ou mais fatores de risco como, por exemplo, diabetes, hipertensão, idade acima de 40 anos, obesidade, é muito perigosa e leva à síndrome metabólica, que está relacionada a uma mortalidade duas vezes maior que na população normal e mortalidade cardiovascular três vezes maior. Pois essas pessoas estão no grupo de risco de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
 
Esta é a 6ª Caravana realizada este ano pelo TJMT, por meio do Programa Bem Viver. Neste primeiro semestre já foram visitadas as comarcas de Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Água Boa e Nova Xavantina.
Próximas comarcas a receberem a Caravana São Félix do Araguaia (18 e 19 de agosto), Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (21, 22 e 23 de setembro), Santo Antônio do Leverger (21 de outubro), Jaciara e Juscimeira (23, 24 e 25 de novembro).
 
Veja, abaixo, matérias correlatas:
 
Servidores de Sinop recebem orientações de saúde
 
Caravana da Saúde chega a Sinop e Sorriso
 
 
Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409