Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.06.2016 17:19

PJe: assessores do TJ passam por capacitação
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
As mudanças nas funcionalidades do Processo Judicial Eletrônico (PJe), foram algumas das alterações percebidas pelo assessor de gabinete do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Bruno Fernandes, durante a capacitação sobre a ferramenta, que é realizada nesta quinta e sexta-feira (16 e 17 de junho), nas Escola dos Servidores do Poder Judiciário do Estado.
 
 
“Este não foi meu primeiro contato com a plataforma, quando foi implantada em 2011, eu a utilizei no trabalho. Porém, neste treinamento percebi que diversas melhorias foram efetuadas e essas adaptações serão bem aproveitadas porque aceleram em muito o trâmite processual”, destaca ele.
 
 
Nesta etapa, a qualificação sobre o software se estende aos assessores que atuam na Primeira, Segunda, Quinta e Sexta Câmaras Cíveis de Direito Privado e também na Primeira e Segunda Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Privado da Instituição.
 
 
O aprendizado quanto à ferramenta será de grande importância para o trabalho do gabinete, de acordo com a assessora Stefany Gogolevsky. “O que vi até agora sobre o PJe mostra que iremos trabalhar com outra realidade, a virtualização processual. É algo bem distinto do que realizado atualmente. Não senti dificuldade para manusear a ferramenta, vamos ver na prática como será”.
 
 
Desde que foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o sistema passou por inúmeros avanços, segundo o instrutor, Rosivaldo Rodrigues. “Hoje temos um sistema totalmente novo, se comparado à primeira versão. Antes era algo fixo, praticamente imutável, que somente a TI do CNJ podia atualizar, hoje ele é desenhado em fluxos de trabalho e os tribunais têm a permissão de realizar aperfeiçoamentos”.
 
 
O PJe é considerado um dos meios tecnológicos mais seguros, estáveis e eficientes quanto ao trâmite processual.
 
 
Os próximos a receberem treinamentos serão os advogados, defensores, promotores e procuradores públicos, nos dias 23 e 24 de junho. Neste período, os advogados vão passar por qualificação no período matutino, entre às 9h e 12h. Já os defensores, promotores e procuradores públicos serão qualificados à tarde, entre 14h e 18h. Todos serão atendidos no auditório Gervásio Leite, no TJMT.
 
 
As turmas que participam dos treinamentos neste mês encerram o primeiro quadrimestre do cronograma de qualificações do PJe.
 
 
Expansão - A implantação do PJe irá ocorrer no próximo dia 27 de junho, nas Câmaras Cíveis de Direito Privado e Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Privado, citadas acima.
 
 
 
Leia mais:
 
Magistrados e assessores recebem curso de PJe
 
 
PJe: demanda de processos cresce em Rondonópolis
 
 
TJMT investe em tecnologia para aprimorar PJe
 
 
Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409