Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.10.2016 16:48

Judiciário vai até escola do Jardim Presidente II
Compartilhe
Tamanho do texto:
A equipe do projeto “Nosso Judiciário” visitou a Escola Estadual Professora Zélia Costa de Almeida, no bairro Jardim Presidente II, nesta quinta-feira (6 de outubro) e proferiu palestras sobre a estrutura do Judiciário a 570 alunos do ensino fundamental e do ensino médio. No período matutino, 400 alunos do ensino médio receberam do técnico judiciário Antonio Cegati a cartilha ‘Como funcionam os juizados especiais’. Já no período vespertino 170 alunos do ensino fundamental aprenderam com a cartilha ‘Nosso Amiguinho Judiciário’.
 
Os alunos aprenderam sobre o funcionamento dos Juizados Especiais, do Tribunal de Justiça, instâncias, duplo grau de jurisdição, funções de um desembargador, conceitos de acórdão, sentença, câmaras e muito mais.
 
“Tem muitos alunos que podiam pensar em fazer justiça por si mesmo, mas aprendemos que há muitas saídas. Há várias opções na Justiça que te ajudam a resolver o que você está querendo”, extraiu a aluna do 8º ano Wellen Amanda Cardoso da Silva.
 
Ela conta que lhe chamou a atenção na palestra o fato de que não se pode tentar fazer Justiça com as próprias mãos, pois ela já presenciou crimes praticados nessas circunstâncias. “Eu já conheci gente que fez isso e não procurou a Justiça. Eu acho que essa conversa com os alunos pode ajudar muito para que eles não queiram fazer isso”.
 
Já para o aluno Luiz Felipe Dias Armendro, do 9º ano, o maior destaque da palestra proferida foi a gratuidade no acesso à Justiça. “Aprendi muitas coisas que eu não sabia. Para mim, a Justiça era paga porque muitas vezes tem que pagar, mas também tem Justiça grátis”.
 
À tarde, os alunos interagiram, fizeram perguntas e responderam com muita atenção toda a explicação dada pelo técnico judiciário Neif Feguri. A diretora Maria Silvani Guimarães Assunção conta que ficou feliz com o comportamento dos alunos, que se mostraram muito interessados no conteúdo. “Fiquei satisfeita com a recepção deles, eles se comportaram e prestaram atenção. Às vezes as pessoas pensam que pobre não tem como pagar, então acham que não podem ter a Justiça a seu favor. Esse material mostra que qualquer um tem oportunidade de ter a Justiça ao seu lado. Fica plantada a semente na cabeça deles”, considerou.
 
Ao longo deste ano, o Nosso Judiciário visitou 40 escolas de Cuiabá e Várzea Grande, levando o Poder Judiciário a mais de quatro mil alunos. Além disso, o projeto também contempla a visita de estudantes de Direito ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, pelo qual já passaram mais de 1.300 estudantes em 2016.
 
Veja mais:
 
Judiciário visita escola mais antiga de Cuiabá
 
Escola Pascoal Ramos recebe o ‘Nosso Judiciário’
 
 
Mylena Brun/ Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409