Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.10.2016 10:40

Palestra alerta para diagnóstico precoce do câncer
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso é aliado da campanha Outubro Rosa e tem mobilizado várias comarcas do Estado para realização de ações para conscientização de homens e mulheres sobre o câncer de mama.
 
Com este enfoque, a Comarca de Cuiabá, em parceria com a Associação de Apoio às Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso (MTmamma), promoveu palestra aos servidores, magistrados e terceirizados sobre o Diagnóstico e Superação do Câncer de Mama.
 
A apresentação foi feita na última terça-feira (11 de outubro) pela voluntária e assistida da MTmamma, a assistente social Cleuza Dias. Segundo a palestrante, o intuito na realização destes eventos é reduzir a mortalidade, porque o Brasil ainda tem um número muito grande de mulheres que morrem por causa do câncer de mama. “O Brasil tem índice de 50% a 60% de cura de pessoas, que sobrevivem por mais de cinco anos depois de descoberta a doença”, salientou a palestrante.
 
De acordo com Cleuza Dias, em outros países mais desenvolvidos, esse índice é ainda maior e beira a 85%, por isso a necessidade de o Brasil melhorar estes dados e dar mais qualidade de vida para estas pessoas. “É preciso descobrir o câncer no estágio inicial. Como não tem como prevenir a doença, já que ainda não temos vacina e nem medicamento, a melhor forma é se conscientizar a fazer o autoexame, se apalpar, fazer a mamografia, ter o cuidado de ir pelo menos uma vez por ano ao médico. Descobrir o câncer no estágio inicial faz a diferença”, alertou a assistente social.
 
O trabalho voluntário realizado pela MTmamma merece destaque. A campanha Outubro Rosa é realizada pela Associação desde 2010 e ao longo do mês faz alerta à sociedade com uma série de atividades. Dezenas de palestras como esta no Fórum fazem parte do processo de divulgação.
 
A diretora do Fórum, juíza Edleuza Zorgetti, destacou a importância de abordar o tema com servidores do Judiciário, já que a maioria é composta por mulheres. “É bom termos a informação sobre a importância dos exames necessários e dos cuidados a serem tomados. Os que vieram participar desta palestra com certeza levarão consigo informações preciosas para casa, para os familiares e até mesmo para os colegas dos departamentos em que trabalham aqui no Fórum”, salientou a juíza.
 
Para dar apoio à causa ao longo do mês de outubro, o Tribunal de Justiça por meio do Programa Bem Viver vai realizar várias atividades. No dia 17 de outubro, será realizada a caminhada Declare seu amor pela vida, a partir de 7h, na Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam).
 
Já no dia 27 de outubro, as integrantes do programa vão distribuir panfletos educativos com orientações sobre a doença e o autoexame, na sede do TJ e anexo António Arruda. A expectativa é que neste dia os servidores venham trabalhar vestidos com uma peça de roupa rosa. O Tribunal também disponibilizará espaço para a venda dos produtos MTmamma na Feira do Servidor, que ocorrerá no dia 27.
 
Leia mais:
 
PJMT está engajado na campanha Outubro Rosa
 
Outubro Rosa: campanha começa nesta quinta-feira
 
 
Mára Santos/ Fotos: Adilson Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409