Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.10.2016 14:40

Justiça em Números: TJMT caminha rumo à eficiência
Compartilhe
Tamanho do texto:
O aumento da produtividade dos servidores e dos magistrados, juntamente com a redução da taxa de congestionamento dos processos que entram e que são baixados pelo Poder Judiciário, colocou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso próximo à linha de eficiência definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Conforme mostra o gráfico abaixo, divulgado no relatório Justiça em Números 2016 (ano-base 2015), o TJMT aparece no segundo quadrante da linha de eficiência, onde constam aqueles tribunais que tiveram melhor desempenho no último ano, pois harmonizam alto Índice de Produtividade de Magistrados (IPM) com baixa taxa de congestionamento.
 
 
A produtividade dos magistrados do TJMT em 2015 foi de 1.992 processos baixados por magistrado, enquanto a média nacional é de 1.804 processos baixados por magistrado. Isso implica em dizer que por conta da atuação dos magistrados mato-grossenses, o TJMT baixa 188 processos a mais por magistrado em comparação à capacidade média nacional.
 
Paralelamente, a taxa de congestionamento do TJMT em 2015 esteve em 68,1%, enquanto a média nacional foi de 74,8%. A taxa afere o percentual de casos que permaneceram pendentes de solução ao final do ano base, em relação ao que tramitou (soma dos pendentes e dos baixados).
 
No gráfico que estabelece o desempenho dos tribunais estaduais com base na taxa de congestionamento e o Índice de Produtividade dos Servidores (IPS), o TJMT também se destaca entre os tribunais de médio porte. Os servidores mato-grossenses atingiram o índice de 106 processos baixados por servidor, ficando em 1ª lugar entre os tribunais de médio porte, segundo o Índice de Produtividade dos Servidores (IPS).
 
Na visão do presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha, os números apontados pelo relatório são o resultado do trabalho focado no tripé da gestão: pessoas, processos e tecnologia. “Como já disse em outras ocasiões, estamos avançando aos poucos, porém com solidez. Nossa meta real é arrumar a casa para que mais melhorias possam surgir a médio e a longo prazos. Temos focado muito no trabalho em equipe. Sou da teoria de que aqueles que desejam chegar rápido, vão sozinhos, e os que almejam ir longe, vão juntos. É isso que estamos fazendo, indo juntos, porque nosso objetivo é ir cada vez mais longe”.
 
Leia mais:
 
TJMT registra melhoria nos principais indicadores
 
 
Mylena Brun/ Foto capa: CNJ
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409