Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.12.2016 18:29

MT implanta julgamento virtual na Turma Recursal
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso deu um passo à frente na manhã desta segunda-feira (12 de dezembro), ao lançar uma nova funcionalidade no sistema Processo Judicial Digital (Projudi) que permitirá o julgamento virtual de processos na Turma Recursal Única. Para esta semana, já estão previstos 110 julgamentos online. A ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje) em parceria com o Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), da Corregedoria-Geral da Justiça.
 
Para o desembargador José Zuquim Nogueira, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais de Mato Grosso, o julgamento virtual é um grande avanço. “Representa um passo enorme para o Judiciário porque promove celeridade, transparência, facilidade de acesso dos jurisdicionados e advogados aos processos que aqui aportam, além de representar também uma economia de papel muito grande. Todos saem ganhando. E isso só foi possível em razão do apoio irrestrito da atual administração”, reconheceu, agradecendo inclusive o apoio dos servidores.
 
De acordo com a desembargadora Maria Erotides Kneip, corregedora-geral da Justiça, Mato Grosso está verdadeiramente na vanguarda. “Fico feliz por ver essa possibilidade de entregarmos uma Justiça mais célere e um julgamento mais rápido. Parabéns a todos e que essa seja mesmo uma ferramenta de misericórdia àqueles que buscam a nossa Justiça”, afirmou. Segundo a corregedora, essa inovação simboliza “uma resposta mais rápida em grau recursal das ações propostas nos juizados especiais, que atendem justamente as demandas de menor potencial, mas que exigem respostas imediatas”.
 
Segundo o juiz Valmir Alaércio dos Santos, presidente da Turma Recursal Única, o julgamento virtual é mais um instrumento à disposição dos magistrados para realização de um bom trabalho e cumprimento das metas. Também participaram da solenidade os juízes Edson Dias Reis, Lamisse Roder Feguri Alves Corrêa, Marcelo Sebastião Prado de Moraes, Sebastião de Arruda Almeida, Valdeci Moraes Siqueira, e o juiz auxiliar da CGJ-MT Paulo Márcio Soares de Carvalho.
 
Como funciona – O julgamento virtual dos recursos relativos às decisões dos Juizados Especiais começou nesta segunda-feira (12 de dezembro), em Mato Grosso. A funcionalidade do Projudi foi desenvolvida internamente pelo Poder Judiciário Estadual e aprimorada após uma visita técnica à comarca de Luziânia (GO). A partir de agora, todas as matérias que não necessitarem de sustentação oral serão julgadas virtualmente e não mais presencialmente. Em breve, até a sustentação será online, por escrito ou áudio, via sistema. A tecnologia criada pela CGJ-MT será exportada para outros Estados a pedido das corregedorias locais.
 
Leia mais:
 
MT quer implantar julgamento virtual
 
 
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777