Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.12.2016 13:27

Novo Fórum de Jaciara transforma região
Compartilhe
Tamanho do texto:
A transformação que o novo Fórum da Comarca de Jaciara está trazendo para a cidade chama a atenção dos moradores e das autoridades locais. Construído em um bairro antes considerado periferia, hoje os moradores da região afirmam que a nova edificação trouxe crescimento e modernidade para a cidade, fazendo com que o bairro seja visto como futuro centro político. O prédio foi inaugurado na tarde deste sábado (17 de dezembro), com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, servidores, comunidade local e outras autoridades. 
 
O novo fórum foi construído na região onde ficava o antigo aeroporto da cidade e que foi oferecida como permuta ao Judiciário para a construção da nova unidade. Depois de iniciada a obra, rapidamente os moradores começaram a ver a transformação. Nos arredores foi construído um condomínio habitacional com 435 casas e também escola estadual moderna. Por conta da obra também foi realizada a pavimentação do bairro e da avenida Zé de Bia, via que se tornou importante para a cidade.
  
As novas instalações atendem a todas as normas de acessibilidade previstas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com 3.363 metros quadrados de área construída, a unidade foi projetada em sete blocos interligados, entre eles, espaço destinado às varas, Juizado Especial e Tribunal do Júri. O terreno onde o fórum foi construído possui 10.382 metros quadrados.
  
De acordo com o presidente Paulo da Cunha, a obra tem o objetivo de fazer com que servidores e magistrados trabalhem em ambiente de qualidade e conforto, e também para que os cidadãos sejam recebidos com dignidade. “A população da cidade de Jaciara supera a casa dos 30 mil habitantes e ansiava por esta nova sede do Fórum. Nós não medimos esforços para que esta obra fosse entregue, pois temos a vontade permanente de fazer o melhor fundado na ética”, ressaltou o magistrado.
  
Ele lembrou ainda aos presentes que antes houve o tempo de sonhar, planejar e de fazer, todos direcionados para o tempo de plantar e de colher, ao modo do princípio bíblico. “Agora é chegada a hora de agradecer”, concluiu.
 
O juiz diretor do Fórum, Francisco Ney Gaíva, exaltou a parceria entre o Judiciário e o Executivo local que proporcionou o novo espaço. “Hoje nosso espaço que foi tão sonhado é uma realidade. Os servidores se empenharam muito para garantir o funcionamento da edificação e a população se sente orgulhosa. Agora temos um belo prédio, com mais espaço e mais amplitude”.
  
De acordo com a gestora-geral de Jaciara, Cátia Cirlene Bihaim, o prédio antigo tinha apenas 560 metros quadrados, e data da década de 80, quando a comarca foi inaugurada. Nesses últimos 30 anos a unidade foi se adequando de forma improvisada ao crescimento da cidade e das demandas jurisdicionais para atender às necessidades locais. Ela ressaltou que agora os cidadãos podem ser melhor recebidos por conta dos amplos espaços, sala de espera e varas judiciárias.
 
Quando a permuta entre o novo e o antigo espaço foi definida, o prefeito era o atual deputado estadual Max Russi. Agora, durante a inauguração, ele relembrou que as audiências do Tribunal do Júri eram realizadas na Câmara de Vereadores por conta da falta de espaço na antiga sede do Fórum. “O servidor público precisa de um local digno para trabalhar e os cidadãos para serem atendidos. Essa nova obra mostra o avanço do Judiciário e também a preocupação que a Instituição tem com a população local”, ressaltou.
  
Da mesma forma, o atual prefeito, Ademir Gaspar de Lima, concordou com o deputado estadual e destacou a necessidade da região de ter um novo espaço jurisdicional. “Antes, o bairro era considerado carente e agora, com a construção do Fórum, conseguimos modernizar a região trazendo mais qualidade de vida para as pessoas que moram por aqui. Juntamente com o Fórum foi cedido espaço para a construção de sede para a Ordem dos Advogados e também do Ministério Público. Queremos transformar este espaço em um Centro Político”, confirmou.
  
Homenagens - Durante a cerimônia de inauguração do Fórum, várias homenagens foram prestadas. A cerimônia foi aberta pela Companhia das Artes, que cantou a música ‘Aleluia’ para alegrar a cerimônia. O juiz diretor do Fórum, Francisco Ney Gaíva, ganhou uma cadeira que se transforma em escada, construída pelos presos locais.
 
A Câmara de Vereadores também ofereceu ao desembargador Paulo da Cunha e ao juiz diretor do Fórum o título de Cidadão Jaciarense. Os títulos foram entregues pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sidney de Souza Soares, e pelo vereador Josias Melo de Almeida, que também é oficial de justiça.
 
Saiba mais:
 
Presidente do TJMT inaugura Fórum de Nova Mutum
 
Presidente inaugura nova sede do Fórum de Canarana
 
  
Keila Maressa /Fotos: Otmar de Oliveira (Agência F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409