Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.03.2017 18:05

Universitários conhecem Palácio da Justiça
Compartilhe
Tamanho do texto:
O juiz Ouvidor do Tribunal de Justiça do Estado, Luis Aparecido Bortolussi Júnior, se emocionou ao recepcionar a turma do terceiro período do centro Universitário Univag. O magistrado relembrou como ingressou no Poder Judiciário e motivou os alunos sobre a vida de dedicação que é preciso prestar para alcançar o sonho de desempenhar a magistratura. A visita guiada foi feita na tarde desta terça-feira (21) na sede do Palácio da Justiça, em Cuiabá e faz parte do programa ‘Nosso Judiciário’, desenvolvido pelo Judiciário de Mato Grosso.
 
Bortolussi narrou que é preciso uma vida de dedicação e compromisso para alcançar a magistratura. “Os desembargadores que vocês viram durante o pleno, dedicaram décadas de suas vidas para alcançarem aquele posto. O mais ‘jovem’ já compõe a magistratura há 19 anos. Então é preciso muito amor pelo que faz”, disse.
 
Além disso, o magistrado elogiou a abertura dessa oportunidade para os acadêmicos do curso de Direito. “Eu acho fantástico essa oportunidade que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso oferece aos alunos de Direito, mesmo aqueles nos primeiros períodos. Eu, por exemplo, não tive essa chance. Fiz todo o curso sem poder pisar num tribunal como aconteceu aqui hoje. Na minha época juízes e desembargadores eram pessoas inalcançáveis. Mas vejo que muitos ali - dessa turma - têm pleno potencial para alcançarem seus sonhos. Esse contato motiva os alunos, pois eles precisam conhecer a sistemática e essencial para os alunos”, disse.
 
Os estudantes universitários conheceram um pouco da história do Judiciário, puderam assistir a uma sessão de julgamento, percorreram as dependências do Palácio da Justiça, visitaram a ala dos desembargadores e chegaram até o Espaço Memória, local que reúne um vasto acervo sobre a história da instituição.
 
Com um longo caminho a percorrer, a aluna Eglice Arantes Mendonça Magalhães, contou que a visita foi importante para aclarar os rumos que cada um tomará na profissão. “A visita no inicio da faculdade é muito importante, pois nós podemos ter um convívio fora da universidade. No começo do semestre nós vemos aquelas matérias gerais e não o Direito em si, esse contato de hoje estimular”, comentou.
 
Por fim, a professora Kewri Rebeschini de Lima avaliou que a oportunidade traz uma noção perfeita sobre cada um dos serviços prestados pelos operadores do Direito. “A chance aqui é para ver na prática como se aplica o Direito”, disse.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409