Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.05.2017 17:29

Estudantes de Direito visitam Tribunal de Justiça
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mais de 60 acadêmicos de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic) participaram do projeto Nosso Judiciário na tarde desta terça-feira (9 de maio). O projeto consiste na visita dos estudantes ao Palácio da Justiça para conhecer de perto do funcionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
Na visita, o grupo passou pelo saguão principal, assistiu à sessão de julgamento da Primeira Câmara Cível no Plenário 1, conheceu os setores de Protocolo, Distribuição, secretarias, gabinetes dos desembargadores e, por fim, Espaço Memória. Neste último, os acadêmicos foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso Aristeu Batista Vilella.
 
O magistrado fez um paralelo entre seu início de carreira no Poder Judiciário, quando ainda havia máquinas de datilografia, processos químicos para fotocopiar documentos e livros costurados à mão até a evolução das máquinas, o atual Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a modernização do Judiciário.
 
Além disso, os estudantes aprenderam com o juiz auxiliar como se dão as atribuições da alta administração do TJMT, simbologias empregadas nos julgamentos, ouviram histórias pessoais e saíram do Espaço Memória com uma mensagem motivacional.
 
“Acredite no seu potencial. Você sabe que quer chegar naquele resultado e deve acreditar nele. Nós temos que batalhar, a vida é uma batalha constante, eu sobrevivi e todo mundo sobrevive, apesar dos sacrifícios. Pensem que vocês vão conquistar aquilo que almejam”, incentivou o magistrado.
 
“Achei bem interessante para realmente vermos como funciona o duplo grau de jurisdição no nosso estado. Gostei muito, é uma experiência muito boa que todos os acadêmicos devem aproveitar ao máximo”, considerou o estudante do 6º semestre Jhonatan Anfilofev, 21 anos.
 
Ao final da visita, dois estudantes fizeram perguntas ao juiz Aristeu Batista a respeito do PJe e da normativa que prevê a obrigatoriedade de exercício jurídico por três anos como requisito para candidatura no concurso da magistratura.
 
Veja mais fotos no Flickr do TJMT clicando AQUI.
 
Leia mais:
 
Nosso Judiciário chega a marca de 1.100 alunos
 
“Nosso Judiciário” recebe 42 acadêmicos da Unic
 
TJMT recebe turmas de direito da Unic Beira Rio
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777