Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.05.2017 13:58

PJe é elogiado por gestores no interior
Compartilhe
Tamanho do texto:
Gestores dos fóruns de Campo Novo do Parecis (a 396 km de Cuiabá) e Nova Monte Verde (a 968 km da capital) elogiaram o Processo Judicial Eletrônico (PJe) instalados recentemente nas comarcas. Entre os benefícios destacados está a possibilidade de movimentação de um processo por meios eletrônicos sem o uso de papel. O PJe substituiu o Projudi nas comarcas a cerca de seis meses.
 
Segundo a gestora da vara única especial, Shirley Franco Lemes de Sousa, tanto os servidores quanto os operadores do direito como advogados, promotores e juízes receberam bem o novo sistema. “O Processo Judicial Digital (Projudi) estava ficando inviável e pesado, então o PJe veio para adequar a migração. Acredito que no futuro os processos terão menor tempo de tramitação. Ainda é cedo para avaliar com profundidade os impactos do PJe aqui na comarca. Mas até agora não recebemos reclamações”, ponderou.
 
Além dela, a gestora do Juizado Especial, Nilza Pereira Brant, também reiterou que o PJE faz parte de uma modernização necessária. “Essa foi uma mudança muito bem vinda. Havia essa necessidade de integrar os sistemas, o Projudi estava ficando inviável. Com o PJe já começamos a eliminar os processos físicos e temos certeza que a Justiça ganhará mais agilidade e eficiência”, comentou.
 
Ambas as gestoras alertaram sobre eventuais dificuldades com o PJe, em relação a internet. “As vezes por conta de oscilações na internet sentimos alguma demora, mais isso não é regra e deve ser solucionado no futuro. Uma vez que as bandas devem cada dia aumentar, com a modernização das estruturas”, disse a gestora de Nova Monte Verde.
 
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso já implantou o Processo Judicial Eletrônico em 149 órgãos julgadores do 1º e 2º Grau, entre Varas Judiciais, Centrais de Mandados, Centrais de Conciliação, Juizados Especiais, Câmaras e Turma Recursal.
Até 2018 a implantação do PJe deverá atingir 100% das unidades judiciárias de todo o Estado.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409