Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.05.2017 10:52

Magistrados discutem Análises Estratégicas
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (PJMT) desembargador Rui Ramos Ribeiro abriu a Reunião de Análises Estratégicas (RAE), que contou com a participação de desembargadores, juízes e coordenadores do Tribunal de Justiça.
 
A reunião, realizada na Presidencia do TJMT, foi organiada em cumprimento à resolução nº 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou a elaboração e adequação pelos tribunais, dos seus respectivos planejamentos estratégicos ao Plano Estratégico Nacional, bem como a obrigatoriedade do acompanhamento e avaliação dos resultados.
 
Após a abertura feita pelo Presidente Rui Ramos, o coordenador de Planejamento, Afonso Maciel conduziu os trabalhos e apresentou os eixos de atuação da gestão 2017/2018: Aprimoramento da Prestação Jurisdicional, Gestão Estratégica, Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Tecnologia e Atuação Institucional.
 
Maciel destacou ainda o bom trabalho executado pelo PJMT, que hoje ocupa a segunda colocação em produtividade comparada. Os índices revelam o aumento no cumprimento das metas estabelecidas em 2016, entre eles, o de julgar a maior quantidade de processos de conhecimento, em que o TJ superou a margem de 100%.
 
Em relação à taxa de congestionamento, que avalia o número de processos parados, reduziu de 80% para 68,1%, o que representa mais celeridade nos serviços prestados pelo Judiciário de Mato Grosso.
 
“Esse indicador da segunda colocação com relação à Taxa de Congestionamento e ao IPC-Jus mostra que estamos no caminho certo. O Judiciário de Mato Grosso tem um planejamento estratégico, vem seguindo esse planejamento, direcionando suas ações, buscando os melhores resultados com vistas ao cidadão, com foco na redução da taxa de congestionamento e na melhoria da produtividade de seus processos internos. A melhoria desse indicador só fortalece o planejamento traçado”, destacou.
 
As metas estabelecidas pela gestão do desembargador Rui Ramos também foram lembradas durante a reunião. Foco na gestão de pessoas, gestão tecnológica e na melhoria do processo de trabalho foram elencados pelo coordenador. “Para alcançarmos os resultados pretendidos com estas metas nós estamos dividindo o trabalho entre as coordenadorias, direcionando primeiramente nesse plano de 120 dias as principais ações a serem tomadas na administração e depois no segundo momento focaremos nos resultados para serem entregues no segundo semestre”, explicou Afonso.
 
O Processo Judicial Eletrônico é um dos grandes desafios desta gestão e os números apresentados demonstram que o PJE já é uma realidade no Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
O juiz auxiliar da Presidência, João Thiago Guerra destacou os resultados apresentados até o momento. “Nós conseguimos tornar o PJe uma realidade na nossa instituição. Hoje somos mais de 50% das unidades com a plataforma já implantada e até o fim desse ano vamos alcançar 57%. Vão ficar faltando para 2018 43% das unidades, o que consiste essencialmente na jurisdição criminal e nas comarcas de primeira e segunda entrâncias. Nesse momento, todas as unidades judiciárias do Tribunal de Justiça e das comarcas de entrância especial e terceira entrância já estão com o PJe implantado.
 
O magistrado fez questão de ressaltar que Mato Grosso é o quarto estado da federação com o maior número de processos tramitando na ferramenta. “Estamos atrás de poucas unidades, poucos estados têm estoques maiores do que o nosso. Somos o quarto maior estado em número de processos ativos no sistema, temos participação ativa na governança nacional que é responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso tem feito a sua parte, dado a sua contribuição para expansão dessa ferramenta.”
 
O encontro atendeu também à portaria CNJ nº 56 de 2016 que instituiu o Selo Justiça em Números e estabeleceu seu regulamento, em especial o art. 5º, inciso XV, em que devem ser realizadas atividades com ampla participação de magistrados e servidores para contribuir para uma gestão participativa e democrática.
 
Mára Santos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409