Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.07.2017 17:08

Cegos conhecem sede do Tribunal de Justiça de MT
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Uma grata surpresa” foi a definição do presidente da Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC), Alex Francisco Lili quando soube que ele e os associados seriam recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, na tarde desta segunda-feira (3 de julho).
 
Ao saber que estariam no tribunal o desembargador fez questão de encontrá-los para conversar um pouco e conforme o próprio presidente disse, naturalmente é uma questão de dignidade humana assim como recebe outras diversas comitivas.
 
Rui Ramos destacou a preocupação da atual gestão no que diz respeito, não só à acessibilidade nos espaços físicos, mas também de inclusão social em diversos setores. “Os fóruns que estão sendo construídos ou que estão passando por reformas, por exemplo, estão sendo adaptados com a preocupação de acessibilidade para o recebimento de todos, sem distinção. Percebemos as dificuldades de acesso para vocês. A nossa maior preocupação é promover a inclusão e estamos trabalhando nesse sentido”.
 
Além disso, o desembargador ressaltou a importância dessa interação promovida pelo encontro e externou que foi uma satisfação por ver o interesse da AMC em conhecer a sede e o funcionamento do judiciário. “Essa interação é importante e precisamos disso, que vocês tenham esse interesse, o que nos dá mais motivação”.
 
Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Cegos, Alex Francisco Lili foi emocionante o espaço aberto pelo Tribunal de Justiça. Na avaliação dele foi uma iniciativa muito prazerosa, por oportunizar aos seus associados conhecer espaços públicos como o tribunal. “Foi uma oportunidade ímpar conhecer e acessar o Tribunal de Justiça. Nos sentimos muito gratos e surpresos com a visita do presidente que não estava programada. Isso demonstra a preocupação dele em ouvir e garantir o acesso de todos ao Poder Judiciário”, enfatizou.
 
Os associados cantaram uma música em homenagem ao presidente, “Um dia perfeito”, do grupo Falamansa. O chefe do judiciário agradeceu e disse aos presentes que a canção fala da fé no sentido também de esperança. “Além de cantar devemos ter ações que associem a essa palavra, essa afirmação. Temos que ter ações para provocar esperança e fé nas pessoas. Percebemos que estamos levando às pessoas uma forma de esperança, de fé na vida, como eles próprios disseram por meio da apresentação musical. Foi muito gratificante e satisfatório”.
 
Depois os participantes conheceram as dependências da sede do judiciário, estiveram no plenário 1, onde são realizadas as sessões do Tribunal Pleno e por meio de descrição e tato puderam saber como é aquela estrutura. Eles percorreram também o corredor dos gabinetes dos desembargadores.
 
A colaboradora do Judiciário e diretora afetiva da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Rosa Ramos Ribeiro acompanhou o presidente na oportunidade.
 
Veja matérias correlatas:
 
Deficiência visual é superada por mediador
 
TJMT adapta sistema para deficientes visuais
 
Dani Cunha/Fotos: Tony Ribeiro (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409