Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.09.2017 15:40

Juvam de Rondonópolis realiza ação ambiental
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) realizou o Projeto de Ações Ambientais, promovendo atividades de limpeza de praças públicas, Horto Florestal, mutirão de limpeza do Ribeirão Arareau, coleta seletiva, feira da saúde e veterinário solidário.
 
No primeiro dia, mais de 1800 desbravadores (meninas e meninos com idade entre 10 e 15 anos) da Igreja Adventista, juntamente com os trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) realizaram atividades de revitalização de 16 praças públicas da cidade e do horto florestal, recolhendo lixos e folhas, arrumando os canteiros das praças e pinturas de meio fio. A ação seguiu até o dia 8 e contabilizou a retirada de mais de 200 sacos de lixo.
 
Outros 1500 desbravadores fizeram trabalho de conscientização sobre a coleta seletiva em 33 bairros do município, em conjunto com os catadores das cooperativas de reciclagem de lixo do município. Foram distribuídos panfletos e orientações aos moradores sobre como proceder a separação correta do lixo.
 
A 5ª Edição do Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau, ocorreu também no dia 8 com a participação dos tradicionais parceiros do Projeto “O Rio é Nosso”, representados pelos órgãos de defesa do meio ambiente, instituições públicas e privadas, entidades de classes e sociedade civil organizada. Com a colaboração de 1500 desbravadores e as equipes de frente de trabalho foram limpos o leito e margens do local nos 18 trechos escolhidos. Além disso, houve o plantio de 1500 mudas de árvores na área de preservação permanente do ribeirão.
 
O projeto de ações ambientais foi finalizado com a realização da feira de saúde no Centro de Educação Infantil (CEMEI) “Mãe Margarida”, no bairro Vila Rica. A população que compareceu pôde fazer teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste de aptidão física, massagem anti-stress, teste de fluxo expiratório, calculo do IMC, dicas alimentares e outros. Paralelamente houve o “Veterinário Solidário”, onde foram atendidos mais de 250 animais entre cães e gatos de estimação da população carente do bairro. Eles receberam atendimento gratuito por médicos veterinários voluntários que prescreveram medicação para os animais doentes, aplicaram medicação e vermífugos.
 
A Unidade de Vigilância em Zoonoses de Rondonópolis participou do “Veterinário Solidário” vacinando 169 cães e 08 gatos, bem como coletou amostras de sangue de 63 animais para realização de exame. Também foi realizado no local a entrega de ração para cães e gatos.
 
A juíza coordenadora do Juvam de Rondonópolis, Milene Beltramini ressaltou a importância do resultado concreto do evento e destacou a importância do trabalho e comprometimento de todos os envolvidos. “O resultado da nossa união, o trabalho e compromisso, gera credibilidade e outras instituições sentem o desejo de unirem-se ao nosso esforço, sentem segurança em serem solidários. Queremos mesmo uma cidade melhor, ambientalmente conscientizada”, disse.
 
A magistrada informou ainda que esta grande ação ambiental contou com a participação de 3500 crianças e adolescentes desbravadores. “Eram crianças ensinando os adultos sobre a importância de se descartar o lixo no local correto, bem como mantê-lo adequadamente acondicionado para a reciclagem, evitando um dano maior. Agradeço a participação de todos os parceiros que somaram conosco nessa missão. Essa colaboração, esse todo é que contribui para o êxito para o qual estamos caminhando. Cabe à população nos ajudar nessa consciência ambiental, cada um fazer a sua parte. Se cada um fizer o seu individual, estaremos com um meio ambiente muito melhor em Rondonópolis”, finalizou.
 
O projeto foi realizado de 7 a 9 de setembro, em parceria com o Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho 23ª Região (MT), Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Sanear e Câmara Municipal de Rondonópolis. Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ong Cantinho de Proteção Animal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro 18º GAC e Samu.
 
Dani Cunha (Com informações da Comarca de Rondonópolis)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409