Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.09.2017 17:39

Cerimônia homenageia primeiro juiz ouvidor do TJ
Compartilhe
Tamanho do texto:
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Rui Ramos Ribeiro, homenageou o falecido juiz-ouvidor, Cézar Francisco Bassan, em uma cerimônia comemorativa dos 10 anos de instalação da Ouvidoria do Judiciário Estadual. A cerimônia contou com discursos eloquentes sobre o papel da ouvidoria, sua história e dos personagens que integram e já passaram por lá. O evento foi realizado na Sala de Reuniões da Ala Desembargador Atahide Monteiro da Silva, na sede do TJMT, em Cuiabá, na tarde desta segunda-feira (18).

O desembargador-presidente enalteceu o trabalho desenvolvido pela ouvidoria e explicou que no TJ não há ‘lei do menor esforço’. “Aqui se trabalha duro! Aqui nós nos dedicamos ao extremo - para levar um trabalho digno à sociedade que clama por justiça. Tenho um apreço muito grande ao Bassan e é uma honra muito grande poder homenageá-lo. Quero dizer que nós temos, por meio da ouvidoria, uma ligação muito grande com a sociedade. É reconhecida a importância desse trabalho e as pessoas reconhecem isso ano a ano”, ponderou Rui Ramos.

O atual juiz-ouvidor, Luís Aparecido Bortolussi Júnior, argumentou que o serviço prestado pela ouvidoria evoluiu ao longo dos tempos e inaugurou uma nova era de proximidade com a sociedade. “Formamos uma grande família e o que mais nos alegra é que naturalmente surgiu o desejo de nomear nosso espaço com o nome do nosso saudoso colega Francisco Bassan. Um homem que deixou uma marca de amor em nossa casa. Onde quer que ele esteja, nós da ouvidoria enviamos eflúvios de muito carinho. Hoje também enalteço todos os presidentes que se passaram desde a criação – mas que deram seu apoio ao pleno desenvolvimento do trabalho”, disse.

Por sua vez, o desembargador aposentado e ex-presidente do TJMT, Paulo Inácio Dias Lessa, que instituiu a ouvidoria no ano de 2007 e designou o juiz homenageado ao posto de ouvidor - expressou seus mais dignos elogios à ouvidoria. “O poder judiciário era enclausurado, inacessível e após a iniciativa – ao criar a ouvidoria – a sociedade pôde se aproximar e ver os resultados desse elo tão importante. Lá atrás nosso trabalho era muito diferente, a semente foi plantada e hoje dá frutos frondosos com os resultados da ouvidoria. Eu hoje na advocacia, vejo que o trabalho da ouvidoria é realmente essencial”, pontuou.

Com muita emoção o servidor, Leandro Bassan, filho do juiz homenageado, agradeceu a homenagem feita ao seu pai. “Esse homem que pude chamar de pai pôde desempenhar, por um tempo, esse papel tão importante a frente da ouvidoria. É uma alegria muito grande ver que um homem trabalhador, bom pai de família, bom esposo e que se esforçou até seu ultimo dia de vida a magistratura sendo homenageado por seu amigos e pares”, falou.

Também participaram da cerimônia a corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, a presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito e Cidadania (Nupemec), desembargadora Clarice Claudino da Silva e da diretora-geral, Claudenice Deijany Farias de Costa.
 
A homenagem
Nascido na cidade de Vera Cruz (SP), Cezar Francisco Bassan ingressou no Poder Judiciário em 1986 como juiz substituto e em 1988 foi vitaliciado como juiz de direito. Atuou nas comarcas de Juara, Alto Garças, Alta Floresta, Colíder, Sinop, Alto Araguaia, Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Diamantino e Cuiabá.

Foi membro integrante da Segunda Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais do Estado e também desempenhou a função de juiz titular do Juizado Especial Cível e Criminal Itinerante nas cidades de Nossa Senhora do Livramento, Acorizal e Barão de Melgaço.
 
Bassan também foi professor de Direito Público e Privado, Direito Comercial, Teoria Geral do Estado e Problemas Brasileiros, na Fundação Faculdade Municipal de Ciências e Letras de Paranavaí (PR). Também atuou como assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Sinop.

 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409