Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.10.2017 16:38

Maestro fala da paixão pela música na Estação TJ
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nesta quarta-feira (04 de outubro), o maestro Fabrício Carvalho falou de sua carreira, sua paixão pela música e dos projetos como musicista em Mato Grosso. O bate-papo foi conduzido pela radialista Maíra Matos e pela jornalista Cristina Azevedo. O convidado foi entrevistado para o programa Estação da Arte, que iniciou às 11h. A história de amor e dedicação à música teve inicio nos anos 80 quando a família Carvalho mudou-se para o estado mato-grossense.
 
Sempre caminhando lado-a-lado com a arte musical, Fabrício, iniciou com a flauta e foi incentivado pelos pais entusiastas. O pai engenheiro tocava violão e a mãe trabalhava com restauração de arte sacra. “Os quatro irmãos sempre respiramos cultura em casa. Então o caminho para a profissionalização da música foi muito tranquilo”, contou o maestro.
 
Regência
Fabrício contou sobre o amor à regência e sobre a realização pessoal. “Sempre gostei de ações coletivas e a música em conjunto me deixava mais a vontade. Em 2017 completa 20 anos à frente da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O dever do maestro, além de definir repertório e dirigir o espetáculo também administra questões de gestão pessoal, é um grande gerente administrativo. Isso para mim é um prazer enorme”, ponderou.
 
Orquestra
Sobre a orquestra, Fabricio rememorou que o grupo comemorará quatro décadas de existência. “Tenho 20 anos à frente dela, sendo que destes toquei 6 anos antes. Praticamente a minha vida foi feita dentro da orquestra e o profundo carinho e afeto por esse trabalho”.
 
Ainda conforme o maestro, a orquestra é um ambiente muito importante de levar educação, informação diferente. “Saindo um pouco da cultura de massa e de mídia, músicas diferentes com composições distintas, misturando erudito com popular. Mais do que música a orquestra é um elemento de educação. Quando nós vamos para cidades do interior enfrentando estradas ruins, ônibus, locais que não são próprios, é mais do que música, é um desafio de levar informação. Tenho a chance de conversar com pessoas nos concertos e dizer para que exijam cada vez mais do poder público esse tipo de atividade como a orquestra está fazendo.
 
Realizamos 12 grandes concertos no teatro com música erudita e na praça pública com música popular, fizemos três grandes artistas Guilherme Arantes, Flávio Venturini e Daniel. Começamos a preparar os concertos de final de ano, geralmente o último concerto é dia 10 de dezembro então fica o convite aniversário de 47 anos da universidade”, narrou Fabrício.
 
Estação da Arte
O maestro elogiou a iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso em promover a cultura e a música por meio do programa Estação da Arte. “É de fundamental importância estruturas como esta de comunicação. Acho muito justo esse investimento do nosso tribunal. Se há algum espaço que a gente tem confiança, que a gente pode creditar seriedade, muito trabalho e ética é o TJMT. À medida que o tribunal se abre para a sociedade para buscar essa reflexão, para trocar informação, buscar o que a sociedade esta pensando, fazer com que a informação chegue e trazer a informação da sociedade aqui para dentro é muito válido. Todo o aplauso e mérito a essa iniciativa. A sociedade espera exatamente esse tipo de ação de órgãos públicos”, disse.

Dani Cunha/ Ulisses Lalio / Fotos: Otmar de Oliveira (Agência F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409