Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.12.2017 16:26

PJe traz celeridade ao Poder Judiciário em 2017
Compartilhe
Tamanho do texto:
‘Inovação, dinamicidade, interatividade, eficácia, confiabilidade, velocidade e praticidade.’ Estas foram algumas das observações feitas por usuários do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sobre os benefícios da implantação do PJe.
 
Em funcionamento há seis anos, na Vara Especializada da Fazenda Pública (2011), a plataforma trouxe diversos benefícios ao Poder Judiciário e hoje é utilizado em 174 órgãos julgadores de Primeiro e Segundo Graus (97 varas cíveis e 77 juizados), com aproximadamente 264 mil processos virtuais em tramitação, entre 142.437 processos novos e 120.925 mil migrados de outro sistema.
 
O número de implementação representa 52% das unidades judiciárias com competência para utilizar a ferramenta. A exceção da esfera criminal, que ainda não utiliza a plataforma. Desde 2.015, já foram capacitadas 51 mil pessoas para operação dos processos eletrônicos, entre magistrados, assessores e oficiais de justiça, representando o público interno; e advogados, procuradores e defensores públicos, representando o público externo.
 
E os avanços não param por aí, no cronograma para o próximo ano a expectativa é de que até o fim de 2018 a implantação do PJe chegue a 78% das unidades judiciais, já com a versão 2.0, com atualização da versão do sistema, funcionalidades diferentes e com cara nova, ficando apenas as unidades criminais ainda sem a utilização da ferramenta.
 
“O avanço do PJe sempre foi pautado no respeito ao usuário. Temos um cuidado muito especial de levar experiência de uso para o usuário antes de ele efetivamente começar a trabalhar com a plataforma. Pensando nisso, toda implantação é precedida de um ciclo de treinamentos”, explicou o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações da TI, Gustavo Piccin.
 
Paralelo ao PJe, o Poder Judiciário de Mato Grosso lançou neste ano o aplicativo PJMT Serviços, para consulta e distribuição de processos e mandados diretamente em dispositivos móveis, como celular e tablets. O aplicativo pode ser usado sem a necessidade de instalação ou atualizações. Inicialmente, a plataforma se direciona aos advogados, com duas funcionalidades: Monitoramento e Mandados.
 
Conforme Piccin, há a previsão de lançamento da consulta à pauta de julgamentos do PJe, dentro desse mesmo aplicativo ainda para dezembro. “Já mapeamos uma série de novos recursos que serão adicionados gradativamente ao longo de 2018”, complementou o diretor.
 
Pioneira no âmbito do TJMT, a capacitação dos Núcleos de Práticas Jurídicas das Faculdades da Capital também foi um marco, possibilitando o manuseio do PJe nas instituições de ensino para que o acadêmico tenha a experiência com a ferramenta e saia da faculdade preparado para o uso do sistema.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
 
Comitê apresenta balanço positivo do PJe
 
PJMT lança plataforma para aparelhos móveis 
 
Comitê de TI apresenta contratações para 2018
 
 
Marco Cappelletti/ Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409