Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.01.2018 14:44

Ações de TI dão suporte ao crescimento do PJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
O ano de 2017 foi marcado por avanços tecnológicos visando a modernização de processos e a celeridade dos serviços no Poder Judiciário de Mato Grosso. Além da expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe), a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça elaborou e executou diversos projetos estruturantes para atender ao público interno e externo do Judiciário.
 
Dentre os destaques do ano está o lançamento do aplicativo PJMT Serviços, que permite ao usuário consultar e monitorar a distribuição de processos e mandados dos oficiais de justiça via PJe através de dispositivos móveis. A plataforma lançada em novembro não exige instalação e nem atualizações e pode ser acessada pelo endereço m.tjmt.jus.br. O PJMT possui inicialmente as funcionalidades Monitoramento e Mandados, direcionadas para advogados. No entanto, novas funcionalidades estão sendo desenvolvidas e o serviço deve ser ampliado em 2018.
 
Para o juiz auxiliar da Presidência João Thiago de França Guerra, que é o coordenador do Comitê Gestor do PJe, o aplicativo representa a base para que os usuários do Poder Judiciário possam acessar os serviços judiciais na ‘palma da mão’. “Com essa ação nós ingressamos oficialmente na era mobile. O aplicativo foi uma iniciativa e ação muito inteligente da nossa equipe de Tecnologia da Informação que conseguiu sintetizar os anseios dessa administração e concretizá-los neste aplicativo. Isso merece nosso respeito e agradecimento”, comentou o magistrado.
 
Outra ação relevante foi a implantação de uma ferramenta integrada de monitoramento da infraestrutura e gestão de serviços por meio da Sala de Monitoramento, instalada dentro do TJMT. De acordo com a coordenadoria de Tecnologia da Informação, a implantação do sistema proporcionou uma melhora de 99,9% dos indicadores do setor ao possibilitar o acompanhamento, em tempo real, de todas as pastas e redes das unidades judiciárias do Estado. Dessa forma, é possível identificar problemas e falhas de forma rápida e solucioná-los remotamente, contribuindo para a eficácia e agilidade do atendimento jurisdicional das unidades.
 
Além disso, foram contratados mais de 200 links de comunicação que representaram um considerável aumento da capacidade de gestão de dados das comarcas, principalmente no interior. De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT, Thomas Augusto Caetano, as reclamações sobre a insuficiência dos links eram frequentes. “Com a mudança algumas comarcas terão capacidade até seis vezes maior que a atual”, completou.
 
A segurança e a infraestrutura de rede também ganharam reforços em 2017 com a modernização do firewall e a renovação do parque computacional, com aquisição de scanners e de 1.500 novos computadores para estações de trabalho dos servidores do Poder Judiciário. Este ano, as comarcas do interior receberão novos equipamentos e servidores e instalação de rede wi-fi.
 
De acordo com o diretor de Sistemas e Aplicações da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, Gustavo Piccin, todos os investimentos realizados foram fundamentais para a expansão e melhoria dos serviços do Poder Judiciário. “No início da gestão foi feito um grande investimento na área estrutural da tecnologia para um crescimento saudável do PJe. Houve um planejamento de expansão do sistema e ampliação dos recursos necessários para suportar o crescimento”, destacou Piccin.
 
Para 2018 estão previstas ainda a implantação do sistema de videoconferência do Tribunal de Justiça e a atualização dos portais do Poder Judiciário, tanto de comunicação interna quanto externa. “As ações de tecnologia, os investimentos e a estratégia de tecnologia do Poder Judiciário têm se aprimorado e os efeitos dessa área impactam nos resultados de toda organização. Esse exercício de governança dá os direcionamentos estratégicos para que a TI possa desenvolver sua missão”, concluiu o juiz João Thiago Guerra.
 
 
Mel Mendes
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409