Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.02.2018 14:23

Yllen Almeida: do erudito ao rock e eletrônico
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os ouvintes da webrádio Estação TJ foram inundados por boa música e por um papo muito bacana sobre o universo instrumental. Isso porque o convidado do programa Estação da Arte desta quarta-feira (7 de fevereiro) foi o músico e violinista Yllen Almeida, que integra a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
Filho de músico/violinista e artista plástica, o violino sempre esteve presente na vida de Yllen, que se considera um violinista versátil. Ele toca desde o erudito, passando pela música eletrônica e rock instrumental.
 
Desde criança frequentava os ensaios da Orquestra Sinfônica com o pai. Posteriormente, aos dez anos, foi bolsista no mesmo grupo instrumental, se destacando a todos pelo talento que sempre teve com o violino. Aos 15 anos foi morar em Belo Horizonte (MG), ficando por lá até os 30 anos de idade. Nesse período integrou a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, como chefe de naipe e fez diversos trabalhos, tendo oportunidade de mostrar seu talento.
 
“Participei de turnê com Flávio Venturini, tive oportunidade de trabalhar com grandes maestros de renome nacional e internacional, como Emílio de Cesar, Marcelo Ramos, Sílvio Viegas, Marco Antônio Drumond, Ira Levin ganhei concursos e participei de vários festivais pelo Brasil e também no exterior”.
 
Atualmente Yllen é Spalla da Orquestra Sinfônica da UFMT e para os ouvintes, ele explicou o que significa esse termo. “É o braço direito do maestro. É aquele que responde pelos músicos, o responsável por afinar a orquestra antes dos ensaios e das apresentações. Qualquer problema e qualquer coisa que deva ser feita o maestro vai acionar o spalla porque ele vai passar para os músicos o que deverá ser feito. Ele não é mais importante que o maestro, mas é tão importante quanto para os músicos”.
 
O músico agradeceu a jornalista Cristina Azevedo e a radialista Maíra Matos pela oportunidade e disse que o espaço concedido pelo Tribunal de Justiça, por meio da Estação TJ é muito importante para divulgação dos artistas regionais. “Fico muito feliz por ver que o tribunal se preocupa e dá valor aos nossos artistas locais. Tenho visto grandes nomes vindo aqui. Agradeço muito por abrir esse espaço”.
 
Além de músico na Orquestra, Yllen também é gerente de produção musical da Cia Sinfônica Produção Musical, tem projeto de música eletrônica e uma rock band, ambas com violino.
 
Para conhecer mais sobre toda a carreira e trabalhos do artista: Página na internet: www.yllenalmeida.com.br
 
Redes sociais: Facebook https://www.facebook.com/yllenalmeida
 
Instagram https://www.instagram.com/yllenalmeida/
 
Clique AQUI para ouvira a Estação TJ
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409