Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.02.2018 16:20

Verde Novo: plantio de árvores começa no sábado
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em reunião realizada na tarde dessa segunda-feira (26 de fevereiro), no Salão Nobre do Palácio Alencastro, foi definida a primeira ação de plantio de árvores para o próximo sábado (3 de março), do projeto Verde Novo – 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos.
 
Participaram da reunião o secretário-adjunto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município, Jackson Messias; o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Geraldo Grossi; o assessor do juiz titular e representante do Juvam, Hugo Pfannemuller; o diretor-presidente do Instituto Ação Verde, Lidio Moreira dos Santos; e o superintendente executivo do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão.
 
A ação a ser realizada no sábado será na área que percorre a avenida (ainda sem nome) entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e um shopping da Capital. E tem prevista, além do plantio das árvores, a limpeza do espaço pelo grupo Teoria Verde e a distribuição de 1000 mudas nas proximidades do viaduto Clóvis Roberto, popularmente conhecido como rotatória da UFMT, na Avenida Fernando Corrêa.
 
Além do primeiro plantio no sábado, na reunião também foi definido um novo encontro, nesta quarta-feira (28 de fevereiro), na Secretaria Municipal de Educação, para escolha das escolas municipais que devem receber as primeiras ações de arborização do Verde Novo, e a sugestão de plantio em unidades de saúde municipal e centros esportivos da Capital.
 
O secretário adjunto de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jackson Messias, enfatizou que a Prefeitura de Cuiabá é sempre parceira do Poder Judiciário. E com essa parceria, no projeto Verde Novo do Juvam, fica ainda mais fácil de executar as ações. “Nós estamos colocando agora em prática as ações para esse projeto. Então foram definidas várias ações e no sábado já começamos a primeira. Teremos contatos com a Secretaria de Esportes, para plantar mudas em centros esportivos, e também com a Secretaria de Saúde, para que nas UPAs e nos centros de saúde a gente possa também levar esse projeto para toda cidade de Cuiabá”.
 
Segundo o superintendente executivo do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, as ações já estão em prática e o que está sendo reiniciado agora, com as reuniões, é a setorização das ações por unidade, para serem realizados os plantios. “Hoje a reunião foi para vermos o conjunto da cidade, como e onde nós vamos agir para atingir esse intento de 300 mil mudas. Uma das coisas mais marcantes de Cuiabá era justamente o verde que a compõe. Então já é a retomada dessa intenção de arborizar Cuiabá. Arborização é saúde, é o bem-estar, o conforto térmico.”
 
 
Para o assessor do juiz titular do Juvam, Hugo Pfannemuller, o projeto está bem adiantado e com a participação efetiva de todos os envolvidos o objetivo será alcançado. Ele conta que o juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, idealizou a ação para contribuir com a cidade na comemoração dos 300 anos. “O Juvam aparece fomentando essas ações, com o Poder Judiciário. E nós conseguimos agregar as pessoas para desenvolver esse projeto, que é bem grande e bem ambicioso. Se a gente conseguir dar esse presente para a população, de resgatar essa cultura do plantio de árvores, a cidade ficará ainda melhor.”
 
O Verde Novo é um projeto fomentado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, secretarias municipais e o Instituto Ação Verde.
 
Leia outras matérias sobre o projeto.
 
Juvam realiza reunião sobre Verde Novo
 
Poder Judiciário lança projeto “Verde Novo”
 
Judiciário lança projeto de 300 mil árvores
 
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409