Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.03.2018 11:07

Verde Novo: reunião define plantio em escolas
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (28 de fevereiro), na Secretaria de Educação de Cuiabá, foi definida a região inicial de ação para o plantio de árvores do projeto Verde Novo – 300 mil árvores, Cuiabá 300 anos, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
A equipe multidisciplinar do projeto, juntamente com os representantes e líderes das secretarias, órgãos e institutos envolvidos fizeram o mapeamento das possíveis regiões para as ações iniciais do projeto e escolheram a região Norte para o começo do plantio nas escolas municipais.
 
Participaram da reunião o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME), Geraldo Grossi, o assessor do juiz titular e representante do Juvam, Hugo Pfannemuller, o superintendente executivo do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, a gerente de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES), Zilda Helena da Silva e demais membros da equipe.
 
As ações em comemoração aos 300 anos da Capital nas escolas irão envolver outros fatores além do ato do plantio. Durante a reunião foram discutidas questões como a conscientização ambiental de alunos das escolas a serem selecionadas, de acordo com projetos pedagógicos de cada unidade de ensino.
 
E para isso serão oferecidas palestras sobre arborização urbana aos membros e alunos das unidades com o objetivo de um maior envolvimento de todos, não apenas no plantio, mas também no cuidado e manutenção das árvores.
 
Na reunião foi definido o próximo encontro para esta segunda-feira (05 de março), onde iniciarão o plano de execução do plantio nas escolas da região Norte a serem selecionadas.
 
Segundo o assessor pedagógico da SME, Geraldo Grossi, o planejamento para a reunião era definir o critério para as escolhas das unidades municipais de ensino e isso foi alcançado com a definição da região Norte, para início das ações. “Inicialmente o objetivo é analisarmos a situação de todas as escolas e a partir daí vamos identificar quais escolas tem a sua capacidade de arborização saturada e outras que estão deficitárias para a ação. Depois definiremos quais escolas serão atendidas e qual o número de árvores será plantado.”
 
A gerente de educação ambiental da SMADES, Zilda Helena da Silva, afirma que o envolvimento por parte dos alunos e da comunidade escolar é de vital importância para o sucesso do projeto. “A sensibilização cria o laço de amor pela planta e com isso ela vai cuidar, vai molhar e dar toda a infraestrutura que a árvore precisa para crescer.”
 
Para o superintendente executivo do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, é muito importante a parte pedagógica no processo de conscientização ambiental. Para ele, trabalhar com o meio ambiente é inclusivo e como tal, quando se mobiliza a comunidade, transcende-se fronteiras e é por esse motivo que a educação deve estar junto nesse projeto. “São 142 escolas municipais, nós estimamos de 3 a 4 mil árvores plantadas nesse segmento. Muitas escolas já tem o planejamento de jardinagem, então vamos maximizar esses recursos para que tenhamos espaços públicos, e privados que se disporem a participar, com uma melhor condição ambiental.”
 
O assessor do juiz titular do Juvam, Hugo Pfannemuller, destaca que o Juizado Volante Ambiental sai da reunião muito satisfeito pelo andamento e envolvimento efetivo das entidade no projeto. “Quando a gente fala em plantar árvore, não é só ir lá e ter uma muda. Precisamos de alguém que cave o buraco, alguém que nos diga qual a espécie correta para o plantio nesse local e também quem cuide dessa árvore depois. Então exige toda essa estrutura e união de forças. Então a gente fica muito feliz com esse movimento das instituições, pois o projeto só tem a ganhar.”
 
Primeira ação será neste sábado - A primeira ação do projeto será realizada neste sábado, às 8h, na área que percorre a avenida (ainda sem nome) entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e um shopping da Capital. E tem prevista, além do plantio das árvores, a limpeza do espaço pelo grupo Teoria Verde e a distribuição de 1000 mudas nas proximidades do viaduto Clóvis Roberto, popularmente conhecido como rotatória da UFMT, na Avenida Fernando Corrêa.
 
O Verde Novo é um projeto fomentado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, secretarias municipais e o Instituto Ação Verde.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409