Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.03.2018 17:25

Escola de VG recebe projeto Nosso Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
A primeira instituição de ensino a receber o projeto ‘Nosso Judiciário’, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em 2018 foi a Escola Estadual José Mendes Martins, em Várzea Grande. Na manhã de quinta-feira (1º de março), cerca de 200 alunos receberam cartilhas orientativas e explanação sobre o funcionamento e as ações do Poder Judiciário.
 
O técnico judiciário Neif Feguri Neto disse que a intenção é aproximar o Judiciário dos jovens por meio de uma linguagem fácil, acessível, com exemplos do cotidiano. “No ensino fundamental passamos as definições de juiz, de fórum. No ensino médio, focamos nos Juizados Especiais, a diferença entre Juizado Cível e Criminal, direitos e obrigações de cidadãos. Com a nova edição da cartilha dos Juizados vamos focar nos crimes de internet, já que as escolas estão nos solicitando e é um assunto bastante recorrente”.
 
Para a diretora da Escola, Rosaura Zózimo da Silva, é de grande valia um projeto como este, que vai até as escolas e difunde esse tipo de informação. “Um dos meios de conhecimento, de buscar aprendizado é na escola e essa parceria vem para somar, para eles entenderem seus direitos e deveres como cidadãos. A abordagem foi muito bem feita e colocada, falando do cotidiano. Com esse conhecimento eles levam também para a família, então é de suma importância”, afirmou.
 
A estudante do Nono ano do ensino fundamental, Alice Almeida achou muito importante saber um pouco mais sobre seus direitos e deveres e disse que em casa ela e os pais conversam muito sobre as leis. “Achei importante tudo o que foi passado porque somos o futuro do país. Temos direitos e deveres e temos que cumprir. Lá em casa meu pai é muito rígido e sempre pega no nosso pé com relação às leis, então foi muito bom ver a palestra“.
 
Também cursando o Nono ano, Mariana Cavalcante, assim como a colega, classificou como relevante ter uma palestra na escola que fala sobre as leis. “Quase ninguém sabia sobre as leis e é bom ter palestra pra deixar a gente atento, até para quem quiser ser juiz ou advogado. Achei muito legal eles terem vindo aqui”.
 
Ao longo deste ano mais cinco escolas de Várzea Grande serão contempladas com a visita da equipe do Nosso Judiciário e até o final do ano deve-se alcançar o número de 20 unidades escolares.
 
O projeto - O ‘Nosso Judiciário’ é um programa instituído em 2015 no Poder Judiciário de Mato Grosso com a proposta de divulgar o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário entre crianças, adolescentes e universitários, de modo a formar cidadãos conscientes, multiplicadores das informações na sociedade, e aproximá-los da instituição.
 
Em 2017, 23 escolas de ensino fundamental e médio foram visitadas, sendo 10 municipais e 13 estaduais, beneficiando 5,6 mil alunos. Além disso, 2.150 acadêmicos de Direito de 34 turmas visitaram as dependências do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409